Home > Notícias

Novo malware para Mac tira printscreens de páginas de usuário

Descoberta pela Bitdefender, ameaça é "pouco sofisticada" e enviaria imagens para URL hospedada em servidor da Romênia.

Da Redação

24/05/2013 às 16h33

macbookproretina1501_435.jpg
Foto:

Um novo malware para o sistema Mac OS X consegue tirar cópias printscreen das páginas acessadas pelo usuários e enviá-las para uma central de ataques, segundo informações da empresa de segurança Bitdefender.

Identificada como MAC.OSX.Backdoor.KitM.A pela Bitdefender, essa nova ameaça foi descoberta inicialmente por um ativista da Angola que caiu em um golpe de phishing (a partir de e-mails maliciosos direcionados). A URL para onde são enviadas os printscreens leva a um domínio hospedado em um servidor na Romênia, informa a Bitdefender.

O malware acessa o sistema por meio de um backdoor do OS X e possui um sistema relativamente simples, de acordo com a empresa. A partir de análises da aplicação original e de uma amostra secundária da ameaça, foi descoberto que ambas traziam a assinatura digital de um desenvolvedor da Apple com identificador legítimo – com o nome Rajinder Kumar. A Apple já teria revogado o ID do desenvolvedor.

A Bitdefender ainda afirma que o malware em questão apresenta construção “pouco sofisticada” e recomenda o uso regular de software antivírus como o seu próprio Bitdefender Antivirus for Mac.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail