Home > Notícias

Novo malware utiliza falha no Word para infectar Macs

Trojan "Luckycat" está sendo espalhado através de arquivos .doc. Ainda não há forma de detectar ou remover o malware

Da Redação

16/04/2012 às 18h38

Foto:

Apenas alguns dias depois da Apple liberar uma atualização que corrigia a vulnerabilidade explorada pelo malware Flashback, além de uma ferramenta que permitia remover a infecção do computador, foi descoberta uma nova ameaça aos Macs. 

De acordo com um post de um especialista em segurança da Kaspersky o trojan, conhecido como LuckyCat, utiliza uma falha do Microsoft Word que permite que o malware seja espalhado através de arquivos .doc. O trojan seria responsável por roubar dados dos usuários. 

Até agora não há informações a respeito de como é possível remover ou detectar a ameaça no sistema. O especialista afirma apenas que a Microsoft deverá corrigir a vulnerabilidade através de uma atualização do Office para Mac, mas que ainda não há previsão de quando ela será lançada. 

O malware Flashback deixou os usuários preocupados, pois chegou a infectar mais de 600 mil Macs ao redor do mundo. O trojan, que poderia roubar dados do usuário e permitir que a máquina fosse controlada remotamente, ganhou uma variação que permitia que o malware fosse instalado apenas se o usuário visitasse um site infectado. A Apple demorou para corrigir o problema, porém já oferece uma atualização que acaba com a falha do Java. 

Utilizando a mesma vulneravilidade do Flashback, a Sophos identificou na última sexta-feira o trojan Sabpab, que também pode se infiltrar no sistema sem que o usuário precise inserir sua senha de administrador. Felizmente, a atualização de segurança da Apple desenvolvida para barrar o Flashback também consegue bloquear o Sabpab.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail