Home > Notícias

Novo módulo de câmera da Samsung promete melhor estabilização de imagem

Sensor de 13 MP tem estabilização óptica (OIS) e deve aparecer em produtos no ano que vem

Mikael Ricknäs, IDG News Service

07/10/2013 às 19h44

Sensor_OIS_Samsung-435px.jpg
Foto:

A Samsung Electronics está trabalhando em um novo módulo de câmera equipado com um sensor de imagem de 13 MP e estabilização óptica de imagem, uma área onde a empresa tem ficado atrás de seus concorrentes.

Neste ano os fabricantes de smartphones tem colocado suas câmeras em destaque em seus esforços para destacar seus produtos dos concorrentes, e a tendência parece continuar. O novo módulo de câmera da Samsung entrará em produção no começo do ano que vem.

A empresa vem trabalhando para melhorar a capacidade de fazer boas fotos em condições de pouca luz e ao mesmo tempo na implementação de OIS (Estabilização Óptica de Imagem). OIS é um recurso que tem se tornado cada vez mais comum em smartphones de empresas como a LG Electronics, Nokia e Sony, mas é algo que está ausente em aparelhos da Samsung, incluindo seu atual carro-chefe, o Galaxy S4.

Há duas facções no segmento de câmeras de smartphones, com empresas como a HTC e a Apple mantendo sensores com resolução menor, enquanto empresas como a Nokia e Sony apostam em resoluções cada vez maiores, como os 41 MP do Lumia 1020 e os 21 MP do Xperia Z1.

Por enquanto a Samsung está “no meio do caminho”, com um sensor de 13 MP no Galaxy S4. O desenvolvimento do novo módulo de câmera dá a entender que a empresa pretende manter sua estratégia. O Galaxy S4 Zoom, um híbrido de smartphone e câmera, tem um sensor de 16 MP com OIS e zoom óptico de 10x. Uma variante deste sensor poderia ser uma opção em um sucessor do Galaxy S4.

A Samsung também está trabalhando em uma nova tecnologia de câmera chamada Isocell, que visa melhorar a reprodução de cores em situações de pouca luz adicionando barreiras entre os pixels. O primeiro sensor a implementar esta tecnologia tem 8 MP, e está sendo produzido em pequenas quantidades, com o início da produção em massa planejado para ainda neste trimestre, segundo a empresa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail