Home > Notícias

Novo PC para games da Dell monitora performance dos componentes

Plataforma ESA permite que componentes enviem informações para usuário controlar desempenho do computador por software.

Por IDG News Service/EUA

26/02/2008 às 14h12

Foto:

A Dell apresentou na segunda-feira (25/02) um desktop com chip Intel quad-core para games que permite aos usuários monitorarem e configurarem a performance de componentes como ventoinhas e fontes de energia.

Com o Dell XPS 630 os jogadores podem interferir na performance do PC por meio da Arquitetura de Sistema Entusiasta (da sigla em inglês ESA), uma plataforma de comunicação que manipula e monitora a performance de cartões gráficos e ventiladores.

"A ESA é uma plataforma de hardware e de software desenvolvida por um grupo de fabricantes de PCs com a qual os componentes podem enviar informações sobre performance", afirmou Bryan Del Rizzo, porta-voz da Nvidia, que fornece cartões gráficos para desktops da Dell. "A informação é então transmitida ao usuário, que pode controlar os componentes com a ajuda do software", explicou Rizzo.

Por exemplo, usuários podem configurar a performance da ventoinha e da fonte para que elas trabalhem mais quando a unidade de processamento gráfico estiver reproduzindo gráficos 3D. Se os componentes do sistema falharem, a interface registra o problema para depois solucioná-lo. Segundo Rizzo, a plataforma é independente da CPU.

A Dell é a primeira fabricante de PCs a dar apoio ao protocolo ESA, que funciona bem com a tecnologia LightFX da empresa. Muitos PCs para games usam iluminação de neon no chassis e essa tecnologia possibilita o ajuste de iluminação do ambiente da interface. Por exemplo, em um jogo de confronto, uma iluminação adequada pode causar mais emoção.

Nvidia, Dell, HP, Alienware e Falcon Northwest estão entre as empresas que apóiam a plataforma ESA, desenvolvida para o sistema operacional Windows Vista.

“A adoção da Dell dá credibilidade à plataforma”, disse Jon Peddie, presidente da Peddie Research.

O preço inicial do XPS 630 será de 1.294 dólares e ele usará um processador Q6600 Core 2 Quad Intel rodando em 2.4GHz, 2Gigabytes de memória DDR2, cartão gráfico GeForce 8800 GT com 512Megabytes de memória de vídeo, disco rígido com 329Gibabytes e drive DVD-RW. O sistema operacional é o Windows Vista Home Premium.

O sistema também suporta a tecnologia Crossfire da ATI, que faz com que múltiplos cartões trabalhem juntos para melhorar a performance multimídia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail