Home > Notícias

Novo protocolo do Bluetooth 4.0 privilegia menor consumo de bateria

Versão anterior tinha como foco melhorar a velocidade de comunicação. Protocolo deve ampliar potencial de uso da tecnologia.

Chris Brandrick, da PC WORLD/EUA

21/12/2009 às 9h17

Foto:

O Bluetooth Special Interest Group (SIG), grupo responsável por definir os padrões de comunicação sem fio por Bluetooth, apresentou na quinta (17/12) as especificações do Bluetooth 4.0. Diferentemente da versão 3.0, anunciada em abril de 2009, e que focava em mais velocidade, a nova versão tem como principal preocupação reduzir o consumo de energia.

O menor consumo de bateria abrirá novos mercados para dispositivos de baixo custo que não precisam de grande potência na comunicação sem fio. Áreas como saúde, esporte e entretenimento serão as principais beneficiadas, devido à grande quantidade de produtos desse tipo, segundo o Bluetooth SIG.

O grupo diz que a versão 4.0 tem consumo de pico mais baixo e modo de economia de energia quando o dispositivo está ocioso. Dessa maneira, os equipamntos poderão usar baterias do tamanho de uma moeda, com durabilidade de vários anos.

Leia também:
>> Entenda o que é o WiGig, o 'Wi-Fi' de 7 Gbps
>> Em quatro anos, Wi-Fi e Bluetooth serão itens de série em celulares
>> Saiba o que é o Wi-Fi Direct
>> Identifique e resolva problemas em redes sem fio

A nova especificação também inclui velocidade de transferência de até 1 megabit por segundo (Mbps) e chave de segurança de 128 bits.

Estão previstas duas variantes nessa atualização, chamadas modo único e modo duplo. O modo duplo vai implementar a nova característica de baixo consumo de energia nos dispositivos Bluetooth já existentes. O modo único é direcionado para produtos mais compactos, que irão se aproveitar do baixíssimo consumo de energia quando estiverem ociosos.

Os primeiros produtos com a versão 4.0 do Bluetooth devem chegar no início de 2010. O diretor executivo do Bluetooth SIG, Michael Foley, diz que o grupo vem encorajando os fabricantes a fazerem uso do novo padrão e que “com o anúncio da nova versão, deve haver uma corrida entre os desenvolvedores para ver quem será o primeiro a colocar um produto Bluetooth 4.0 no mercado”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail