Home > Notícias

Novo robô se “reproduz” sem auxílio de humanos

Projeto do Instituto Fraunhofer permite que os protótipos consigam desenhar e criar novos modelos sem intervenção do homem.

IDG News Service

01/12/2010 às 8h59

Foto:

O instituto alemão Fraunhofer anunciou na última segunda-feira (29/11) que alcançou uma etapa inédita na fabricação de robôs. De acordo com a instituição, eles conseguiram desenvolver uma tecnologia pela qual os próprios robôs são capazes de projetar e criar novos robôs utilizando uma impressora 3D, sem que haja qualquer intervenção humana. 

O mais impressionante é que cada um deles pode ser projetado com características próprias e voltadas para a execução de uma tarefa específica, como escalar montanhas ou nadar, por exemplo. Isso acontece devido a um algoritmo no software que permite determinar quais serão as melhores atribuições para a realização de uma tarefa. 

m2.jpg

O projeto é chamado de "genetic robots".

Segundo um comunicado postado no site dos pesquisadores, o algoritmo é utilizado para criar vários projetos diferentes e então decidir qual seria o mais apto de acordo com a sua finalidade. 

Embora ações semelhantes já tenham sido apresentadas no passado, o diferencial é a capacidade de considerar também questões importantes como as leis físicas e fatores ambientais, resultando em uma variação inédita. Depois de escolhido o modelo mais adequado, ele é produzido em uma impressora 3D. 

Resta perguntar: quanto tempo até que um robô consiga superar as fabricações humanas e não apenas imitá-las?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail