Home > Notícias

Novo sensor mede a respiração e batimentos cardíacos à distância

Segundo fabricante, ele pode ser usado em smartphones e acessórios médicos. Primeiras unidades para testes devem ficar prontas em 2012.

PC World/US

07/10/2011 às 15h17

Foto:

A Alps Electric desenvolveu um sensor capaz de detectar a velocidade de batimentos cardíacos, enviando-os a um servidor via tecnologia sem fio. A empresa acredita que ele possa ser utilizado em smartphones, acessórios médicos e mesmo sistemas de segurança.

Baseada em Tokyo, no Japão, a companhia demonstrou a invenção em uma feira realizada no país. Ela emite ondas em alta frequência e mede as alterações à medida que alcançam os objetos. Assim, mesmo o menor dos movimentos é identificado.

Durante a conferência, a Alps exibiu o poder do mecanismo. Ele conseguiu calcular o frequência do batimento cardíaco ou da respiração à uma boa distância, mesmo quando separado do indivíduo por uma parede. A velocidade de objetos que se aproximavam também foi aferida – socos foram dados em uma superfície com o sensor.

Leia mais: Sensor pode reduzir acidentes com idosos ao rastrear perigos nas ruas

O dispositivo é semelhante a aparelhos de rádio-frequência (RFID, na sigla em inglês) utilizados para identificar pagamentos móveis e números de passaporte. Ele também pode criptografar os dados e enviá-los a servidores remotos.

Dependendo da precisão requerida, o sensor pode ser anexado a antenas e trocar informações de uma distância de 10 metros. Uma falha, porém, restringe seu funcionamento: ele não consegue diferenciar tipos de movimento – como respirar e dançar – portanto, para que a mensuração, os indivíduos devem ficar parados.

A companhia começará a produzir chips para testes em 2012, e a produção em massa deve começar logo depois. Os preços sugeridos não foram revelados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail