Home > Notícias

Novo sistema de segurança analisa velocidade de digitação

Software colhe dados a cada centena de caracteres e os compara com um perfil do usuário da máquina, bloqueando a sessão caso haja diferenças

IDG News Service

04/11/2010 às 8h46

Foto:

Hackers podem crackear ou roubar a sua senha, mas eles podem digitar da mesma maneira que você?

A operadora japonesa NTT Communications desenvolveu um sistema de segurança para computadores que analisa a maneira de digitar dos usuários, com o intuito de detectar se a pessoa no teclado é ou não um impostor.

O sistema, chamado Key Touch Pass, registra, por exemplo, a velocidade no qual os dados são digitados, o período de tempo no qual ele, geralmente, mantém pressionada cada tecla e os erros que tradicionalmente são cometidos.

A cada centenas de caracteres, ele colhe os dados e os analisa com o perfil do usuário da máquina. Caso diferenças sejam identificadas, o programa encerra a sessão e não permite que a pessoa continue logada. 

A NTT Communications prevê também que o programa poderá ser útil não apenas para questões de segurança e para isso já realiza testes com instituições de ensino à distância, já que ele pode ser um método para analisar a honestidade dos usuários, especialmente em testes e provas online.

A empresa também pretende investir na utilização da ferramenta em procedimentos bancários via Web. 

Durante uma demonstração do sistema, que funciona em japonês e inglês, ele foi capaz de detectar um impostor, após a digitação de apenas algumas linhas de texto.

É importante lembrar que a velocidade e o estilo de digitação de um usuário mudam naturalmente, dependendo de sua condição física. Assim, é necessário que o sistema também entenda essas variações. Por exemplo, um usuário no início do dia pode digitar de modo mais rápido do que no final do dia, devido ao cansaço. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail