Home > Notícias

Novo sistema operacional Fedora 11 inclui ferramentas de virtualização

Versão 11 do sistema operacional open source do Fedora Project facilita a troca entre sistemas e a criação de máquinas virtuais.

Network World / EUA

10/06/2009 às 15h10

Foto:

Na terça-feira (09/06), o Fedora Project lançou a versão 11 de seu sistema operacional open source, incluindo suporte expandido de hardware e novas ferramentas de gerenciamento e virtualização.

Os novos recursos de virtualização ajudam os desenvolvedores a incluírem recursos com mais rapidez. Além disso, facilita a troca entre sistemas operacionais. O novo sistema, apelidado de Leonidas, melhorou ainda o Virtual Machine Creation Wizard, que dá suporte a vários tipos de hardware e processos de trabalho, facilitando a criação de máquinas virtuais.

> Download do Fedora 11 

Sua tecnologia de virtualização ganhou ainda recursos de segurança, incluindo o S-Vert, que basicamente é uma restrição de segurança do Linux para máquinas virtuais convidadas. A tecnologia ajuda também a ajustar a administração em cada máquina virtual, e o Fedora 11 melhorou a autenticação de segurança do Virtualization Manager.

Outras atualizações do Fedora 11 estão na ferramenta de gerenciamento de softwares PackageKit - que tem instalação automática de fontes -, melhor suporte a leitores de impressão digital e atualizações no suporte a idiomas.

Faz parte do novo sistema Fedora Community Portal, voltado a interação e suporte em tempo real entre os integrantes. O portal é criado com um novo framework chamado Moksha e é voltado inicialmente a desenvolvedores, mas também incluirá, em até 1 ano, designers, redatores de documentação, tradutores e outros que atuam na comunidade. O projeto lança uma nova versão do sistema gratuito a cada seis meses.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail