Home > Notícias

Novo Sistema operacional Splashtop chega para brigar com o Chrome OS

Software baseado em Linux permitirá fazer uma busca poucos segundos após o notebook ser ligado.

Computerworld/ EUA

23/07/2009 às 10h37

Foto:

A desenvolvedora de programas DeviceVM planeja tornar as buscas na internet o principal núcleo de seu sistema operacional Splashtop, que é baseado na plataforma aberta Linux. O software permite acesso instantâneo à internet.

O anúncio, feito nesta quinta-feira (23/7) nos Estados Unidos, aponta para uma rivalidade com o novo sistema operacional do Google, Chrome OS. Segundo o diretor sênior de produtos da DeviceVM, Dave Bottoms, os usuários do Splashtop poderão iniciar uma busca poucos segundos após ligarem seu notebook ou ultraportátil.

Para os usuários norte-americanos e japoneses, o mecanismo utilizado será o Yahoo. Para os chineses, será o Baidu e, para os Russos, o Yandex. Bottoms diz que as parcerias com os buscadores antecipam outros acordos, que integrarão aplicativos online de rivais do Google.

A DeviceVM planeja lançar a atualização que otimiza buscas no Splashtop aos fabricantes em agosto, enquanto o novo sistema deve chegar aos usuários em setembro.

O principal cliente da empresa é a fabricante Asustek, que vai pré-instalar o sistema em mais de 100 computadores e placas-mãe. Outros parceiros incluem a Acer, Sony e HP.

A versão beta do Chrome OS será lançado no final do ano. O sistema definitivo do Google deve estar no mercado apenas em 2010.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail