Home > Notícias

Novo sistema transforma iPhone em “senha” para acesso ao Mac

Tecnologia de segurança bloqueia o computador quando o usuário se afasta e libera a máquina quando ele se aproxima. Não é preciso tocar no micro

Macworld/EUA

01/12/2009 às 18h06

Foto:

Não precisa usar senha ou mesmo tocar no teclado. Com o novo programa Airlock, da MHA, empresa americana de softwares, o Mac simplesmente identifica a presença do usuário e desbloqueia o computador. Quando o dono da máquina se afasta, ele percebe e trava o sistema.

Qual é o truque? Ele usa o sinal de Bluetooth do iPhone para detectar a proximidade do usuário, que precisa ter também um smartphone da Apple (ou um iPod touch) para que tudo dê certo, claro.

Segundo a empresa, também é possível configurar esse sistema de identificação para fazer outras ações. Por exemplo: você se aproxima do desktop e ele, por exemplo, liga a câmera de vídeo, faz uma foto ou abre um site específico.

O Airlock custa U$ 7.77, mas há uma versão para testes gratuita disponível no site a MHA, que funciona por três horas. Em nosso teste, ele funcionou bem. Além de um iPhone ou iPod touch com Bluetooth, é preciso ter um Mac com chip Intel e sistema operacional Mac OS 10.5 ou superior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail