Home > Notícias

Novo smartphone da Fujitsu se divide em dois

Equipamento, que tem tela sensível ao toque, a exemplo do iPhone, tem partes que se conectam via Bluetooth; aparelho será lançado no Japão em 2010

IDG News Service

12/11/2009 às 12h49

Foto:

Se está difícil competir com o iPhone com um aparelho, que tal tentar com um celular que se divide em dois? A fabricante de eletrônicos Fujitsu entrou no mercado de smartphones com o anúncio do F-04B,  um aparelho que se divide em duas partes. O produto deve chegar ao mercado japonês em abril de 2010 vendido pela operadora NTT DoCoMo.

À primeira vista, ele parece um celular convencional com teclado numérico deslizante, mas toda a parte traseira do celular pode ser removida. A metade superior tem tela sensível ao toque de 3,4 polegadas e a maior parte dos componentes necessários para o funcionamento, como antena e módulo de rádio. A outra metade conta com um teclado QWERTY, além do tradicional numérico. As partes são conectadas via Bluetooth, com alcance de até 10 metros de distância.

A parte frontal é 100% funcional, graças à tela sensível ao toque, portanto os usuários que quiserem deixar o aparelho mais leve podem utilizar somente a frente. Ambas as metades incluem microfone e alto-falante, portanto qualquer uma delas recebe chamadas. A de cima conta com toque e vibra, enquanto a de baixo utiliza uma luz para alertar o usuário sobre uma chamada.

fujitsu-F-04B_02.jpg
Smartphone da Fujitsu: teclado independente

O modelo pode ser vantajoso para pessoas que se preocupam com problemas de saúde ao manter o celular próximo à cabeça: a parte de cima pode ser guardada em uma mochila e as ligações podem ser feitas e recebidas usando a metade inferior, do mesmo modo que um headset bluetooth.

Os números também podem ser discados em qualquer uma delas, mas a parte inferior não possui tela, então não há como saber se o número está certo.

O F-04B mede 11,4 x 5,1 x 20,4 centímetros e pesa 173 gramas. Em modo de espera, a bateria dura 600 horas em redes  WCDMA e 400 horas no padrão GSM. Já em conversação, a duração é de 300 minutos e 330 minutos, respectivamente.

A resolução de tela é de 480 pixels por 960 pixels e o smartphone conta com interface bilíngue (japonês e inglês), câmera de 12,2 megapixels, GPS e downloads de alta velocidade.

A operadora também pretende oferecer uma unidade de projeção opcional, que pode substituir a metade inferior do celular para projetar imagens em superfícies planas.Ainda não há planos para lançamento do dispositivo no exterior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail