Home > Notícias

Novo supercomputador da UFRJ alcança velocidade de 21,7 teraflops

Equipamento voltado para pesquisas agrega 256 servidores Dell com chip de quatro núcleos ligados em rede de alta velocidade.

Redação do IDG Now!*

09/05/2008 às 10h31

Foto:

O Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugura nesta segunda-feira (12/05) o Netuno, supercomputador montado com recursos da Petrobrás que deverá beneficiar 14 instituições brasileiras de ensino que integram redes de pesquisa.

Montado com 5 milhões de reais concedidos por meio de duas redes temáticas criadas pela Petrobrás, a Rede de Geofísica Aplicada e a Rede de Modelagem e Observação Oceanográfica, o cluster deverá elevar a capacidade atual instalada de pesquisa em até oito vezes.

O supercomputador é composto por 256 servidores Dell de alto desempenho, cada um com dois processadores Intel de 2.6 GHz com quatro núcleos de processamento cada, o que lhe dá poder de processamento de 21,7 teraflops.

As máquinas são interligadas por uma rede de dados de alta performance para processamento simultâneo de grandes volumes de dados.

Segundo o coordenador do Centro de Computação de Alto Desempenho de Geofísica e Oceanografia da UFRJ, Sérgio Guedes de Souza, a performance fará com que o Netuno integre o ranking mundial das 500 maiores máquinas de processamento paralelo.

Também vinculadas à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as redes temáticas têm o objetivo de contribuir para a interação das instituições nacionais envolvidas com projetos de infra-estrutura e de pesquisa e desenvolvimento na área de petróleo, gás e energia.

A UFRJ foi escolhida para receber o equipamento por ser um dos pólos tecnológicos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e também devido à sua proximidade com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), que tem sede no próprio campus da universidade fluminense, na Ilha do Fundão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail