Home > Notícias

Novo tablet da Amazon não é um “matador de iPads”, dizem especialistas

Para analistas da Gartner e outras consultorias, Kindle Fire chega para disputar um 2º mercado com os rivais Android; preço de US$ 199 é maior arma do aparelho

Macworld / EUA

28/09/2011 às 18h35

Foto:

O novo tablet Kindle Fire, da Amazon, pode fazer barulho no mercado de aparelhos Android, mas dificilmente terá um impacto significativo sobre as vendas do iPad, de acordo com analistas de algumas das maiores consultorias do mercado.

Anunciado ontem (28/9), o Fire é um tablet de tela de 7 polegadas, com preço de 199 dólares (menos da metade do iPad 2 mais básico) e que possui uma versão personalizada do sistema Android. Ele chega às lojas no meio de novembro, terá capacidade para armazenar até 8 GB de dados e estará disponível apenas em um versão Wi-Fi – o iPad tem capacidades de 16 GB, 32 GB ou 64 GB e um modelo com conexão 3G.

“Apesar do preço, da base instalada, do conteúdo digital e do ecossistema na nuvem atrair um determinado grupo consumidor para o Kindle Fire, ainda não há um concorrente real para o iPad 2”, afirma o analista da consultoria Ticonderoga Securities, Brian White.

Leia também:
iPhone 5: Saiba o que a Apple deve apresentar no evento do dia 4/10

E ele não está sozinho. A analista da consultoria Gartner, Carolina Milanesi, acredita que o Fire “pode causar danos, mas no mercado de tablets Android, por causa do seu preço”. Para a especialista, “os rivais Android, como o Galaxy Tab, da Samsung, serão muito mais impactados pelo preço do Fire do que qualquer coisa que tenha o logo da Apple. Por isso, não há nenhuma razão para a Apple se preocupar com isso agora.”

A analista da Gartner vê o Fire como um produto voltado para consumo de conteúdo como livros, em razão de suas especificações de hardware e sua integração com a loja online da Amazon. “Um tablet de 7 polegadas é feito para consumo de conteúdo, não para o tipo de criação de conteúdo que pode ser feita no iPad.” Ela também nota que o aparelho não tem alguns recursos presentes no tablet da Apple, como um microfone e uma câmera.

kindle_fire-360px.jpg

Para analistas, Kindle Fire (foto) não representa perigo imediato para o iPad

Mercado dividido
Para o analista da Technology Business Research, Ezra Gottheil, o Fire não apenas não representa uma ameaça instantânea para o iPad, como chega para mostrar a natureza dividida do mercado. “O preço abaixo de 200 dólares foi uma grande ideia, ao contrário dos seus rivais Android que colocaram preços próximos do iPad.”

Gottheil afirma que tem certeza do sucesso do Fire, mas nota que o mercado já está dividido em dois níveis e que a Apple domina e continuará a dominar o mercado de tablets mais completos.

Conteúdo é maior arma da Amazon
Mas tanto Carolina quanto Gottheil reconhecem que a Amazon será a maior ameaça já enfrentada pela Apple no mercado de tablets. E ambos citaram as capacidades de venda de conteúdo da Amazon como a principal razão.

“Isso prova que não é tudo sobre o hardware apenas. Mas sim sobre o ecossistema correto”, afirma a analista da Gartner, lembrando depois que isso é algo que a própria Apple já havia provado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail