Home > Notícias

Novo Trojan para Mac instala plugin malicioso no navegador

Chamado de Yontoo1, malware foi descoberto por empresa russa de segurança e "lota" browser com propaganadas. Ameaça pode vir a monitorar atividades do usuário.

Macworld / EUA

21/03/2013 às 15h15

Foto:

Os detalhes mudam, mas a regral continua a mesma: nunca instale programas no seu Mac que não tenha certeza que pode confiar. Um novo Trojan direcionado para os computadores da Apple tenta enganar os usuários a instalarem um plugin de navegador quando você visita um site malicioso ou comprometido.

A empresa russa de antivírus e segurança Dr. Web chama o malware em questão de Trojan.Yontoo1. Usuários desavisados que tentarem assistir a trailers de filmes recebem uma mensagem dizendo que está faltando um plugin necessário para a tarefa. Se você clicar na extensão, aparece um instalador para algo chamado FreeTwitTube.

Mas em vez de instalar o FreeTwitTube, o software instala um plugin do Yontoo para Safari, Chrome e Firefox. A extensão insere anúncios e outros conteúdos nas páginas web à medida que você navega. O risco verdadeiro com esse malware baseado no plugin é que essas extensões podem acessar e executar facilmente código remoto – e monitorar as páginas que você visita, juntamente com o conteúdo desses sites. Pelo visto, o Yontoo não faz isso...ainda.

Você pode verificar se já foi vítima do Yontoo ao revisar os plugins instalados no seu navegador. Apagar a extensão deve ser o bastante para limpar o seu Mac do malware.

yontoomac01.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail