Home > Notícias

Novo vírus busca usuários do iPad

Praga virtual Backdoor.Bifrose.AADY finge ser uma atualização para o tablet da Apple; programa rouba senhas e número de série de softwares

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

26/04/2010 às 11h17

Foto:

Com mais de 500 mil iPads já vendidos, os usuários do tablet da Apple estão na mira dos criminosos da Internet. Prova disso é uma nova praga virtual que chega com a promessa de ser uma atualização importante para o equipamento.

Segundo a empresa de segurança BitDefender, para contaminar os equipamentos de suas vítimas, os crackers enviam mensagens anunciando a atualização “necessária para manter a segurança do equipamento”, e pedem para o destinatário visitar um site.

Nessa página, está disponível a falsa atualização, que deve ser baixada para o computador tradicional e depois sincronizada com o iPad, segundo os criminosos. Para enganar o visitante, esse site traz um visual que imita uma página do iTunes.

Quem acredita no golpe e faz o download do arquivo recebe a praga virtual Backdoor.Bifrose.AADY, ameaça perigosa que rouba senhas de vários programas (Messsenger, e-mail...), além de números de série de softwares.

Vale lembrar que, apesar de ter como alvo os donos de iPads, o programa nocivo não ataca o tablet, mas sim o computador no qual é feito o download da falsa ataulização do iTunes. Na verdade, ele é um programa que ataca o Windows, não tendo efeito em sistemas da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail