Home > Notícias

Novo Windows para servidores pode estimular adoção do Vista

Empresa aposta em lançamento para servidores nesta quarta-feira (27/02) e no SP1 do Vista para incentivar migração em empresas.

Por IDG News Service/Cingapura

27/02/2008 às 11h11

Foto:

As expectativas da Microsoft em relação ao lançamento do Windows Server 2008 estão cada vez maiores. Steve Ballmer, CEO da empresa, apresentará oficialmente o sistema operacional para servidores em um evento em Los Angeles, nos EUA, nesta quarta-feira (27/02), após meses de testes com a versão beta feitos por usuários do mundo todo.

O lançamento é importante porque a Microsoft espera que as vendas do novo servidor estimulem a adoção do Windows Vista por clientes corporativos, que até agora não se interessaram pela atualização do Windows XP.

“Esperamos que, com o SP1 do Vista e com o Windows Server 2008, os benefícios integrados que os consumidores poderão ter realmente os façam mudar de idéia a respeito do Vista”, disse Jagan Narendran, diretor de infra-estrutura de negócios do servidor na Ásia.

A Microsoft está contando com novas ferramentas do Windows Server 2008 para atrair o interesse de gerentes de TI. Essas ferramentas basicamente se direcionam a uma das quatro áreas que a empresa deu prioridade durante o desenvolvimento do servidor: segurança, virtualização, produtividade online e inteligência corporativa.

“Acreditamos que a virtualização será função chave tanto para mercados maduros quanto para os emergentes. Apenas 5% dos servidores são virtualizáveis hoje, mas esse número deve aumentar rapidamente”, disse Narendran.

Usuários que puderam testar a versão beta do Windows Server 2008 afirmaram que ele oferece significativas melhoras de segurança e gerenciamento. A diferença foi especialmente notada por empresas que ainda usam versões antigas do programa, incluindo o Windows NT Server 4.0.

“De acordo com nossos testes com a versão beta, estamos satisfeitos com a atualização. Mas estamos relatando à Microsoft algumas funções que poderiam ser aprimoradas, como os serviços finais e esperamos a versão final para decidir se realmente faremos a troca”, afirmou Hood Abu Bakar, CIO da MISC Berhard da Malásia.

Depois do lançamento do Windows Server 2008, a Microsoft deve apresentar o SQL Server 2008, que, segundo a empresa, promete agradar a clientes interessados em bases de dados para fins primordiais, um mercado em que até então a Microsoft não era competidora.

“No mesmo dia do lançamento do Windows Server 2008, apresentaremos a configuração do código completo do release candidate do Server SQL 2008. De 27 de fevereiro até o lançamento do SQL Server 2008, no terceiro trimestre desse ano, os clientes poderão usar e avaliar tudo o que já está disponível”, disse Simon Piff, gerente regional de soluções para a Microsft da Ásia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail