Home > Notícias

Novo worm no Twitter cita celebridades em posts

Perfis invadidos enviam atualizações não autorizadas citando celebridades. Usuários são infectados ao clicar nos links.

IDG News Service/EUA

20/04/2009 às 11h46

Foto:

Um novo worm está rapidamente se disseminando no Twitter, alertou a companhia de segurança Sophos na sexta-feira (17/04). A praga invade perfis no Twitter e envia updates não autorizados.

Os posts são sempre relacionados a celebridades. Os usuários que seguem os perfis invadidos e clilcam no nome dos famosos citados são automaticamente infectados e passam a também enviar posts não autorizados para seus contatos.

Possivelmente, as contas infectadas enviarão posts que mencionam nomes de celebridades que estão em evidência no Twitter, como Asthton Kutcher e Oprah Winfrey, afirmou Graham Cluley, consultor sênior da Sophos. Caso a vítima leia e clique sobre o link no post, a infecção pode se disseminar muito rápido.

O consultor não está certo, porém, se as contas das celebridades estariam infectadas. Mas, caso alguma delas – como Kutcher, que tem mais de um milhão de seguidores – clique nos tais links, é possível que milhões de outros usuários sejam afetados, disse Cluley.

O Twitter afirmou que está trabalhando para corrigir o problema.

O ataque é uma versão adaptada de um worm que aproveita vulnerabilidades de um site para enviar spams. Ele afeta apenas usuários do navegador Internet Explorer, disse o especialista.

Para se prevenir, Cluley recomenda atualizar as versões de seus browsers e bloquear qualquer plug-in sem script. Para os infectados, a sugestão é limpar seus perfils, deletando todo o conteúdo que não tenha sido adicionado pelo próprio usuário.

Apenas em abril, o Twitter já foi vítima de quatro ataques de worms.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail