Home > Notícias

Novo XO vem com teclado touchscreen e poderá custar 75 dólares

Menor, mais leve e mais econômica, segunda geração do laptop de baixo custo está prevista para chegar ao mercado em 2010.

Redação do IDG Now!

20/05/2008 às 15h55

Foto:

O notebook educacional XO da organização One Laptop per Child (OLPC) ganhará uma nova versão em 2010, com novidades como uma dupla tela sensível ao toque e um design com traços menos infantis que a versão anterior.

O XO-2, como foi batizado, oferece uma economia de energia ainda maior que o antecessor, gastando apenas 1 watt de energia, atendendo mercados onde a eletricidade é um recurso escasso para a maioria da população.

A nova versão do laptop também é consideravelmente menor - aproximadamente metade do tamanho do XO original - e mais leve.

Mais sobre notebooks educacionais:

> Laptop de 100 dólares x Classmate
> Veja o laptop de 100 dólares em ação
> Conheça o Positivo Mobo
> Imagens do Eee PC

O aparelho é feito de duas telas touchscreen unidas por uma articulação, sendo que uma delas serve de teclado sensível ao toque.

A OLPC definiu ainda que o preço alvo para o aparelho será de 75 dólares - embora hoje ele custe 188 dólares. Quando o projeto foi lançado, em 2005, o preço alvo inicial do XO era 100 dólares - o que lhe rendeu o apelido extra-oficial de “notebook de 100 dólares”. 

“Novos desenvolvimentos em telas, processadores e outras tecnologias de hardware e software tornarão possível chegar ao preço de 75 dólares no futuro”, disse a organização, em comunicado.

A primeira geração do XO começou a ser produzida em novembro de 2007 e 600 mil unidades do produto foram distribuídas em países como Peru, Uruguai, Mongólia, Haiti, Ruanda, México, Camboja, Etiópia, Gana, Iraque e Afeganistão, além de Estados Unidos e Canadá - como conseqüência do programa Give One Get One, em que os usuários compravam uma unidade do aparelho e doavam outra para a caridade.
++++
O XO-2 deve chegar ao mercado em 2010. No primeiro semestre de 2009 será lançada a versão 1.5, com o mesmo design da primeira geração, mas com menos componentes e menor preço.

Recentemente, a OLPC finalmente se rendeu à Microsoft e anunciou uma versão do XO com Windows, o que pode aumentar sua popularidade frente a rivais como o Classmate PC, da Intel, ou o Eee PC, da Asustek.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail