Home > Notícias

Novos chips Atom inovam o processamento gráfico de netbooks

Pine Trail, nova linha de processadores da Intel para netbooks, ganha modificações para facilitar design de chips gráficos.

IDG News Service

26/05/2009 às 9h14

Foto:

A próxima geração de processadores Atom, da norte-americana Intel, deve facilitar o trabalho de fabricantes como a nVidia no desenvolvimento de chips gráficos para equipamentos portáteis.

Apelidada de Pine Trail, a nova linha de chips da Intel para netbooks - pequenos notebooks com capacidade de acessar a internet e usar aplicativos básicos - começa a ser distribuída ao mercado no segundo semestre, anunciou a fabricante nesta terça-feira (26/5).

O chip Pineview, que pertence à nova plataforma, integra o controle de memória e da parte gráfica no núcleo do processador. Desta forma, o sistema reduz o número de chips de três para dois, em relação à linha Atom anterior.

A novidade amplia o nível de integração de tecnologias de outras empresas ao chip Atom, o que pode resultar em máquinas portáteis com melhor processamento gráfico, sem consumir muita energia, destaca a Intel.

Em dezembro do ano passado, a nVidia informou que estava trabalhando para integrar o Atom ao chip gráfico GeForce 9400 com o objetivo de oferecer melhor desempenho gráfico além de imagens em alta definição.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail