Home > Notícias

Novos chips Xeon, da Intel, também já estão disponíveis no Brasil

Voltados para servidores, os processadores usam tecnlogias da plataforma Nehalem EP, para mais desempenho e economia de energia.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

31/03/2009 às 12h38

Foto:

A Intel apresentou ao mercado brasileiro nesta terça-feira (31/03) sua nova linha de processadores Xeon direcionada para servidores. Denominada 5500 (em substituição à série 5400), estes processadores, cujo codinome é Nehalem EP, estão disponíveis em 17 diferentes modelos. O lançamento dos componentes ocorre simultaneamente ao anúncio mundial, feito pela fabricantes ontem.

Os chips se destacam por trazer as mesmas tecnologias utilizadas nos processadores Core i7, como o Turbo Boost (que eleva ou diminui a frequência de operação de um ou mais núcleos, de acordo com a necessidade da aplicação), e o Hyper-Threading (capacidade de processar duas instruções ao mesmo tempo).

A arquitetura ainda conta com a comunicação dos núcleos diretamente com a memória, sem passar pelo barramento, o que aumenta muito o desempenho do processamento. Além disso, os novos Xeons têm capacidade de gerenciar a energia consumida em até 15 níveis, com a capacidade de desligar núcleos não utilizados.

Segundo testes da própria Intel, a capacidade de processamento dos novos Xeons é até 125% superior em relação a série 5400 e a redução do consumo de energia vai de 30% a 90%, dependendo das aplicações.

Fabricantes como Cisco, Dell, Fujitsu, HP, IBM e Sun já estão comercializando servidores com a nova série. No Brasil, os fabricantes que já têm servidores com o novo Xeon são Accept, Bull, Cisco, Dell, HP, IBM, Itautec, Positivo, SGI, Sinco e Sun.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail