Home > Notícias

Novos contratos levarão celulares a mais 1,8 mil municípios, diz Anatel

Assinatura dos contratos das faixas de freqüência licitadas em dezembro levarão telefonia móvel a mais 1,8 mil municípios brasileiros

Por Redação do IDG Now!

18/01/2008 às 14h27

Foto:

A assinatura dos contratos das faixas de freqüência de telefonia móvel licitadas em dezembro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), prevista para fevereiro, deverão levar telefones celulares para mais 1,8 mil municípios brasileiros.

Leia mais:

Segundo a agência, a partir da assinatura dos contratos, as empresas terão prazo de dois anos para levar cobertura de celular a 1.836 municípios que ainda não possuem o serviço. São cidades com menos de 30 mil habitantes, onde vivem cerca de 17 milhões de pessoas.

Na última semana, a Anatel distribuiu os municípios entre as prestadoras do serviço vencedoras da licitação e pretende, nesta sexta-feira (18/01), fazer a distribuição para cobertura de terceira geração das 2.740 cidades que correspondem a 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes.

O serviço deverá estar implantado em oito anos, prevê a Anatel.

O gerente de regulamentações da Anatel, Bruno Ramos, explicou que para essa cobertura serão atendidas primeiro as capitais e as cidades com maior número de habitantes.

“No primeiro ano, a operadora que venceu a licitação tem que atender 50% da capitais e das cidades acima de 500 mil habitantes. Até o quinto ano, ela cobre todas as cidades acima de 100 mil habitantes. Do sexto ao oitavo ano, ela terá que cobrir as cidades com 30 mil a 100 mil habitantes,” explicou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail