Home > Notícias

Novos drives SSD da Samsung são 80% menores e consomem menos energia

Embora sejam mais leves, capacidade máxima, por enquanto, é de 64 GB. Modelos tradicionais chegam a armazenar 256 GB.

IDG News Service / EUA

23/06/2009 às 11h44

Foto:

A fabricante de eletrônicos Samsung apresentou, na segunda-feira (22/06), discos rígidos baseados em memória flash, ou SSDs (do inglês solid-state drives) para netbooks, que são menores que os tradicionais e consomem menos energia.

Os pequenos SSDs da Samsung chegam a ser 80% menores que os discos SSD tradicionais, afirma a empresa. Seu peso fica entre 7,5 gramas e 8,5 gramas, 10 vezes menos que a média dos modelos atuais, que pesam entre 75 e 85 gramas. Estes discos rígidos são voltados aos netbooks, laptops ultraportáteis voltados para atividades básicas como acesso à internet.

O diretor de marketing de produtos da Samsung, Brian Beard, diz que os discos podem ser encaixados facilmente à placa-mãe. Eles consomem cerca de 0,3 watts de energia, menos que a média de 1,1 watts dos outros SSDs.

Uma explicação para o menor consumo de energia e peso diferencial é que os novos discos rígidos da Samsung têm menor capacidade de armazenamento - 16 GB, 32 GB e 64 GB. Os SSDs maiores, de outras fabricantes, chegam a armazenar até 256 GB.

Além disso, sua velocidade de leitura e gravação dos dados é menor – 200 Mbps e 100 Mbps, respectivamente. No caso dos discos rígidos SSD tradicionais, a velocidade de leitura é de 220 Mbps e a de gravação fica em 180 Mbps.

A Samsung não divulgou o preço dos produtos. A fabricante ofereceu amostras dos discos rígidos a alguns fabricantes, que devem incluir as novidades em netbooks no segundo semestre deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail