Home > Notícias

Novos Macs podem chegar hoje; saiba o que esperar da WWDC 2012

Evento da Apple começa às 14h e terá novidades sobre os sistemas iOS 6 e OS X Mountain Lion. iCloud e Apple TV também podem marcar presença.

Da Redação

06/06/2012 às 15h03

Foto:

Finalmente a partir das 14h (horário de Brasília) de hoje, 11/6, muitas dúvidas dos fãs da Apple serão solucionadas. Nos últimos meses, uma infinidade de rumores, baseados em fontes seguras ou não, surgiram dando conta de várias novidades que a Apple poderia apresentar na edição 2012 da WWDC (conferência anual de desenvolvedores organizada pela empresa), que teve seus ingressos esgotados em menos de duas horas este ano.

Apesar de a WWDC já ter sido palco de apresentação das quatro primeiras gerações do iPhone, não é muito provável que isso aconteça neste ano. Isso porque em 2011 a empresa já não usou o evento para lançar seu mais recente smartphone. Em vez disso, o iPhone 4S foi apresentado ao público em um evento separado no último mês de outubro, que é quando devemos ver o novo iPhone neste ano.

Como a quantidade de rumores é grande, surgem vários por dia, separamos os principais (separados entre os mais e menos prováveis) deles para você ter em mente o que a Apple pode apresentar no evento. E sim, isso inclui as novidades já anunciadas nos sistemas iOS 6 e OS X Moutain Lion, que devem ficar ainda mais parecidos um com o outro, além das novas gerações de Macs e novidades no serviço na nuvem iCloud.

- Grandes chances

iOS 6 e Mountain Lion

Como a Apple já afirmou, apresentará novidades do iOS 6 e do OS X Mountain Lion, que chega em breve para suceder o Lion e já teve várias funções anunciadas há alguns meses. Entre as novidades esperadas do novo sistema móvel da empresa estão a implementação de um sistema próprio de Mapas da Apple em troca da saída do Google Maps – que já seria certa, de acordo com reportagem recente do Wall Street Journal.

Outra mudança comentada em sites especializados é uma possível integração completa com o Facebook tanto no iOS quanto no Mountain Lion, a exemplo do que já acontece com o Twitter no iOS (e acontecerá no novo OS X, como anunciado pela Apple). Em fala recente, o CEO Tim Cook até deu sinais disso ao dizer que a relação entre as empresas é sólida e que a Apple sempre trabalha com a rede social para levar a melhor experiência do Facebook para seus usuários.

mountainlionimac_390.jpg

Mountain Lion terá integração com o Twitter, assim como já acontece no iOS 5

- Chances moderadas

Novos Macs

Além de já fazer cerca de um ano desde a última atualização da maior parte da linha de Macs, uma reportagem recente do AppleInsider indica que a Apple deve realmente realizar o update de seus computadores nesta segunda-feira. O site especializado cita um número de 14 partes novas de hardware que seriam de novos Macs que teriam aparecido no sistema das lojas da “maçã”.

Os notebooks da Apple são alguns dos que tem mais chances de terem novidades. O MacBook Pro, por exemplo, teve sua linha renovada há mais de um ano, em fevereiro do ano passado. Já o MacBook Air foi atualizado há cerca de um ano, em julho de 2011. Além das melhorias já esperadas de processador, capacidade de armazenamento e placa de vídeo, pode ser que os laptops recebam um bom upgrade nas suas telas e possam finalmente compartilhar a Tela Retina, já presente no iPhone 4 e 4S e no novo iPad.

Geeks no mundo todo continuan a clamar por uma atualização para a “esquecida” linha Mac Pro – o último update aconteceu há quase dois anos. Se isso acontecer hoje, a Apple presumivelmente incluirá os mais novos chips Xeon da Intel, processadores gráficos atualizados, e potencialmente opções com discos SSD. E um novo visual e design não seria muita surpresa também, uma vez que o “corpo” do Mac Pro não muda desde...sempre.

macpro1.jpg

Visual do Mac Pro (dir) pode mudar

Apesar de menos comentadas nos rumores e especulações, também são esperadas atualizações do iMac e do Mac Mini, computador mais barato da Apple.

iCloud

Na WWDC do ano passado, a Apple deu ao iCloud um tratamento igual juntamente com o OS X Lion e o iOS 5. Apesar de estar na seção Chances Moderadas, pensamos que alguns anúncios relacionados ao serviço na nuvem da Apple são apostas certas: vesões web dos apps Lembretes e Notas já foram vistos, ainda que brevemente, por aí. Suspeitamos que elas serão reveladas oficialmente juntamente com o iOS 6.

Apesar de todos os apps do iWork para iOS possuírem suporte para o armazenamento de documentos do iCloud, suas versões para Mac não fazem o mesmo. Os previews do Mountain Lion incluem caixas de diálogo especiais de Abrir e Salvar que podem acessar arquivos armazenados no iCloud, e parece inevitável que as versões para Mac do Pages, Numbers, e Keynote ganharão acesso a esse recurso em breve. E, é claro, essa opção também estará disponível para apps de terceiros no Mac. Apesar de esperarmos para que a Apple torne esse processo mais fácil para desenvolvedores e usuários – incluindo a habilidade de compartilhar documentos entre apps, que atualmente não existe – não sabemos se as chances estão a nosso favor.

icloud300.jpg

Serviço na nuvem iCloud pode ganhar novidades

O recurso pago de streaming de músicas do iCloud, o iTunes Match, também poderia receber uma atualização. Apesar de ser muito sólido em termos de recursos, sua confiabilidade é extremamente irregular – especialmente no iOS. 

- Poucas chances

Apple TV 

Uma grande questão é se a Apple vai anunciar suporte para apps de terceiros na Apple TV. Certamente parece que a interface recém-atualizada da Apple TV tem espaço para ícones de aplicativos de terceiros, mas temos muitas perguntas sobre o assunto: existem muitos apps iOS que fariam sentido como programas em tela cheia na sua TV? Os games parecem um encaixe óbvio, mas se você vai jogá-los a partir do seu aparelho iOS, os únicos games que faz sentido serem jogados enquanto se olha para a tela grande são aqueles que não exigem controles muito precisos.

E navegar por vários apps na sua Apple TV rapidamente se tornaria algo desagradável – a não ser que você fizesse isso pelo seu aparelho iOS. Se a Apple anunciar suporte para apps de terceiros, imaginamos que eles iriam limitar o acesso às grandes empresas, ao contrário do estilo de uma App Store livre para todos. A companhia de Cupertino também poderia habilitar a navegação na Apple TV por meio de comandos de voz no Siri, mas isso iria exigir o uso de um aparelho iOS para a tarefa (isso porque a Apple TV atual e seu controle remoto não possuem um microfone).

appletv_390.jpg

Apple TV é outra que pode marcar presença na WWDC 2012

- Sem chances

Apple HDTV

Os rumores sobre uma televisão da Apple tornaram este o produto mais falado da empresa desde o iPad. Mas isso não significa que veremos essa TV em um futuro próximo – ou mesmo, se veremos algum dia. Tim Cook foi rápido em afirmar que, apesar de adorar o modelo atual da Apple TV, esse setor permaneceu como um nicho para a empresa. E como a WWDC é um evento focado em desenvolvedores, não é necessriamente o lugar ideal para a estreia uma linha ou plataforma inteiramente nova de produtos.

appletvinteligente01

TV inteligente da Apple deve demorar mais um pouco para chegar

Outros aparelhos iOS

As chances são quase zero de a Apple apresentar um novo iPhone ou iPod Touch – ou ainda um iPad mini – durante o evento. Por isso, pode riscá-los da sua lista.

iPhone4s300

Assim como anterior 4S (foto), novo iPhone deve ficar para o final do ano

E aí, o que achou das previsões? Deixe sua opinião e palpites nos comentários abaixos e não esqueça de ficar ligado na Macworld Brasil a partir das 14h para saber tudo sobre a WWDC 2012.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail