Home > Notícias

Número de assinantes de banda larga no mundo cresceu 850% em 2007

Período totalizou 32 milhões de conexões. Operadoras deverão atualizar redes para desempenho não cair, diz GSM Association.

Por IDG News Service/Suécia

31/03/2008 às 15h52

Foto:

Em 2007, o número global de assinantes de banda larga móvel usando a tecnologia HSPA cresceu cerca de 850%, totalizando 32 milhões de conexões, segundo a GSM Association.

A conexão HSPA (do inglês High Speed Packet Access) oferece velocidades entre 1,8Mbps e 7,2 Mbps. Atualmente, há 166 redes que suportam banda larga móvel usando HSPA. Em maio de 2007, eram apenas 73, diz a GSM Association.

“As operadoras encontraram um novo mercado, conectando laptops à internet”, afirma o pesquisador da Informa Telecoms and Media, Mark Newman.

Algumas razões impulsionaram o crescimento da popularidade da banda larga móvel, que vão desde preços baixos até a facilidade de uso e conveniência de navegar em qualquer lugar, opinam Newman e o chefe comercial da operadora sueca 3, Nicholas Högberg.

O enorme sucesso traz problemas, contudo. Para as operadoras, a preocupação gira em torno da capacidade, tanto nas redes móveis quanto no backhaul - os links que anexam estações-base ao resto do mundo.

Com um número maior de assinantes, as operadoras terão de atualizar as redes ou o desempenho das conexões cairá e gerará reclamações.

“Até agora, vimos incidentes isolados, mas o número de ocorrências deve aumentar este ano”, diz Newman.

Além disso, a questão da capacidade também forçará as operadoras a buscar outras formas de construir redes móveis. Isto gera demanda das chamadas “femtocells”, pequenas estações-base para as casas dos usuários, que transferem o tráfego de uma rede enviando dados via uma conexão de banda larga fixa.

O número de dispositivos para acesso à banda larga móvel também explodiu, crescendo 265% desde janeiro do ano passado, segundo a GSM Association.

Em janeiro de 2007, os usuários tinham cerca de 128 dispositivos para se conectar a web móvel - cartões de dados, roteadores wireless, modems USB ou celulares. O total saltou para 467 modelos em janeiro deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail