Home > Notícias

Número de horas gastas em games cresceu 38,7% em 2008, diz Nielsen

Segundo a Nielsen, jogadores passaram, em média, 86 horas por semana jogando. Playstation 2 é o console mais usado.

Matt Peckham, da PC World / EUA

02/01/2009 às 16h07

Foto:

O número médio de horas gastas por gamers jogando em PCs, em 2008, chegou a 86 horas por semana, um aumento de 38,7% sobre as 62 horas por semanas registradas no ano anterior. É o que mostra relatório da Nielsen, divulgado nesta sexta-feira (2/01). O estudo, que indica ainda os games e consoles mais populares entre os gamers nos Estados Unidos, revela algumas surpresas interessantes.

Segundo a empresa, os games World of Warcraft e Tetris, além do console Playstation 2, figuram – cada um – como líderes em suas categorias. O relatório mostra que foi em um console PS2 que os gamers passaram 31,7% de todo o tempo no ano passado. Acha muito? Pois saiba que isso é o dobro do segundo colocado – que, acreditem, não é o Wii. O console Xbox 360 ficou com 17,2% do tempo e o console da Nintendo amargou um terceiro lugar, com 13,4% do tempo total.

top_consoles_us.jpg

Consoles: ranking dos consoles mais usados nos Estados Unidos

Apesar de uma participação menor – o PS2 ficou com 42,2% de todo o tempo gasto em consoles em 2007 –, o desempenho do PlayStation 2 não deve surpreender ninguém dado o tamanho da base instalada e ao incrível e crescente mercado de consoles usados.

Mais curiosidades: o Xbox (que ficou com 13,9% do tempo total em 2007), bateu o PS3 este ano, com 9,7% do tempo, contra 7,3% do novo console da Sony.

No terceiro trimestre de 2008, o Tretis foi o jogo que mais receita rendeu no segmento de games móveis, com 7% da receita total, seguido pelo Bejeweled (4%) e Guitar Hero III (3,6%). Esta categoria não era acompanhada pela Nielsen em 2007.

top_games_mobile_us.jpg

Games móveis mais vendidos nos Estados Unidos

No segmento PCs, o jogo Halo bate o The Sims e The Sims2 no quesito minutos médios jogados por semana. Eu teria apostado no Team Fortress 2 (lançado este ano), no Counter-Strike e no Counter-Strike: Source (respectivamente 6o e 10o colocados no ranking de 2007) para figurarem entre os dez mais deste anos. Contudo, o que vimos foi o Diablo II alcançar a 7a posição depois de não aparecer no ranking de 2007.

gamesshutter_625.jpg

Mas não se engane ao achar que ninguém está jogando no Wii. Apesar de o Xbox 360 ter uma usabilidade média por unidade maior, o Wii saltou de 5,5% (1997) para 13,3% no ano passado, crescimento maior do que o registrado pelo console da Microsoft, que passou de 11,8% para 17,2% no mesmo período.

Tais números indicam tendência de queda do hábito de jogar em PCs? Uma redução, sem dúvida, mas ainda não suficiente para indicar uma tendência, já que 2008 foi um ano medíocre em termos de lançamento de títulos para esta plataforma – os anúncios mais significativos ou foram Massive Multiplayer Online (MMO) ou multiplataforma.

top_games_titles_us.jpg

Games mais jogados pelos norte-americanos

Títulos exclusivos para PC, como o Diablo III e o Starcraft II, estão prometidos para 2009, o que pode mudar um pouco este cenário. Quer mais números? O World of Warcraft liderou a lista dos mais jogados no PC, apesar de o tempo médio semanal ter caído de 1.023 minutos (2007) para 671 minutos no ano passado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail