Home > Notícias

Número de servidores web vítimas de ataque cresce 34% no Brasil

Em relação ao mesmo trimestre de 2007, a ocorrência de incidentes deste tipo reportados foi ainda mais expressiva (519%).

Redação do IDG Now!

10/04/2008 às 18h30

Foto:

O número de notificações de ataques a servidores web na internet brasileira cresceu 35% de janeiro a março de 2008, segundo o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br).

Em relação ao mesmo trimestre de 2007, o crescimento nos incidentes deste tipo reportados foi ainda mais expressivo, chegando a 519%.

O comprometimento de um servidor web permite ao autor do ataque hospedar e disseminar códigos maliciosos de forma relativamente anônima, segundo o Cert.br. Esses códigos são referenciados como links em e-mails de tentativa de fraude, alerta o órgão.

De acordo com o Cert.br, as notificações de tentativas de fraudes em geral permaneceram estáveis em relação ao trimestre anterior, mas cresceram 61% sobre o mesmo período de 2007.

Fraudes associadas ao recebimento de mensagens no formato de pop-up também tiveram destaque, representando 12% das notificações de golpe.

As notificações de varreduras aumentaram 22% se comparadas ao trimestre anterior, mas diminuíram 29% em relação ao mesmo período de 2007.

Já as denúncias de atividades relacionadas com propagação de worms e bots caíram 23% em relação ao último trimestre e 78% em relação ao mesmo período de 2007.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail