Home > Notícias

Número de usuários de lojas de aplicativos pode quadruplicar até 2014

Estudo da In-Stat aponta que, em cinco anos, 100 milhões de aplicativos para celulares estarão à venda em lojas online.

Redação da Macworld / EUA

25/03/2009 às 12h15

Foto:

O número de usuários de lojas de aplicativos para celulares vai quadruplicar dentro dos próximos cinco anos, apontou um estudo da In-Stat divulgado na terça-feira (24/03).  Atribuindo o crescimento do mercado ao iPhone, o analista da In-Stat, David Chamberlain, prevê que mais de 100 milhões de aplicativos para celulares sejam vendidos em 2014, não apenas oferecidos pela Apple, mas de todos os fabricantes.

Com o sucesso da investida da Apple na venda de aplicativos para o iPhone, outros fabricantes já anunciaram planos de abrir suas próprias "app stores". O Google, por exemplo afirmou que vai abrir uma Android Store, enquanto a RIM já está preparando sua App World para os usuários do Blackberry. Outros fabricantes como Nokia, Microsoft e Palm também estudam a ideia.

Será interessante ver se a RIM e o Google terão as mesmas dificuldades que a Apple tem com seus desenvolvedores em relação à transparência de seu processo de aprovação para novos aplicativos, afirma o analista.

As principais queixas dão conta de que o processo de aprovação da Apple é mantido em segredo e isso prejudica a plataforma.

Durante o evento de lançamento do iPhone 3.0, a nova versão do sistema operacional do smartphone, a Apple divulgou uma taxa de 96% de aprovação dos aplicativos submetidos à App Store - 98% deles haviam sido aprovados apenas uma semana depois da submissão.

A Apple disse também que já foram feitos 800 milhões de downloads desde que a App Store abriu em julho do ano passado. Ao todo, há 25 mil aplicativos à venda e a loja está disponível em 77 países.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail