Home > Notícias

Número de usuários de telefonia móvel no mundo chegará a 4,6 bilhões em 2009

Base mundial de usuários de banda larga móvel atingirá 600 milhões, informa levantamento da União Internacional de Telecomunicações (ITU).

Redação IDG Now!

06/10/2009 às 12h37

Foto:

O número de usuários de telefonia celular no mundo deve chegar a 4,6 bilhões até o final do ano, sendo 600 milhões usuários de banda larga móvel, informa o levantamento da União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês) nesta terça-feira (6/10).

O estudo revela um rápido crescimento global no segmento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os setores que se baseiam na tecnologia móvel, de uso de celulares a banda larga e de TV a computadores.

Segundo os dados de 2009, mais de 25% da população mundial está usando a internet. O principal crescimento está no setor de conexões à internet de alta velocidade: o número de assinaturas deve triplicar em três anos, aumentando de 150 milhões em 2004 para estimados 500 milhões no final de 2009.

No entanto, as estatísticas dos países desenvolvidos cria um contraste elevado com os países em desenvolvimento. Na África, por exemplo, há apenas um assinante de banda larga fixa para cada mil habitantes, enquanto na Europa há 200 assinantes para cada mil pessoas.

No Brasil, onde há mais de 164,5 milhões de celulares habilitados, para cada 100 habitantes, cerca de 85 possuem acesso a telefones móveis. Em julho de 2009, os Estados do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo superaram a barreira de um celular por habitante. O Distrito Federal já havia alcançado essa marca em maio de 2005.

O diretor do Bureau do Desenvolvimento de Telecomunicações, Sami Al Basheer, comentou as dificuldades enfrentadas. “Estamos motivados para ver um grande crescimento nas regiões desenvolvidas e em desenvolvimento, mas ainda há uma vasta divisão digital e uma complicação na divisão da banda larga, que precisam ser resolvidas com urgência. A ITU, através do setor de desenvolvimento, está trabalhando para ampliar o desenvolvimento dos serviços de ICT para todas as classes sociais em todas as regiões do mundo.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail