Home > Notícias

Nvidia anuncia GeForce GTX Titan, a placa de vídeo “mais veloz” no mundo

Placa tem desempenho 35% superior ao de sua antecessora, a GeForce GTX 680, e design inspirado em um supercomputador.

Rafael Rigues

19/02/2013 às 21h25

Foto:

A Nvidia anunciou o lançamento da GeForce GTX Titan, que segundo a empresa é a placa de vídeo mais veloz no mundo (entre os modelos com uma GPU). Com 7 bilhões de transistores, a placa tem 2.668 núcleos para processamento gráfico, 75% a mais do que sua antecessora, a GeForce GTX 680. Isso equivale a um desempenho de 4.5 Teraflops em cálculos de precisão simples e 1.3 Teraflops em precisão dupla, ou 35% a mais do que o modelo anterior.

Ainda assim a placa tem um design compacto, e cabe em "PCs do tamanho de um console de videogame". Um novo sistema de resfriamento, baseado em uma câmera de evaporação, faz com que a Titan opere mais silenciosamente. Protegida por uma estrutura em alumínio fundido, a placa tem um design que evoca as linhas de um supercomputador. Seu nome, aliás, é uma referência ao supercomputador Titan, o mais poderoso do mundo segundo a lista Top 500, operado pelo Departamento de Energia do governo norte-americano e equipado com mais de 18 mil GPUs Nvidia GK110, as mesmas usadas na GeForce GTX Titan.

geforce_titan-360px.jpg
GeForce GTX Titan: poderosa, silenciosa e compacta

De acordo com Scott Herkelman, gerente geral da unidade de negócios da GeForce na NVIDIA, “a GeForce GTX TITAN é a única no mundo com potência suficiente para jogar qualquer tipo de jogo, usando qualquer resolução, a qualquer hora”. E se todo este desempenho não for suficiente para você, é possível combinar até três GeForce GTX Titan, operando em conjunto através do sistema SLI.

Nos EUA a Nvidia GeForce GTX Titan custará US$ 999. Ela estará disponível em breve no Brasil, em modelos produzidos por parceiros da Nvidia como a EVGA e a Zotac. Os preços, não divulgados, irão variar de acordo com o modelo e o fabricante. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail