Home > Notícias

Nvidia espera lançar portátil “Project Shield” no final do segundo trimestre

Console baseado no processador Tegra 4 e sistema Android tentará competir com o PSVita da Sony e 3DS da Nintendo num mercado que está encolhendo.

Martyn Williams, IDG News Service

20/03/2013 às 13h25

Foto:

A Nvidia espera fazer uma ambiciosa entrada no mercado de consoles de videogames portáteis nos próximos meses, disse o CEO da empresa nesta terça-feira. Em conversa com analistas durante a conferência anual da empresa para desenvolvedores, Jen-Hsun Huang disse que “espera” que o aparelho conhecido como “Project Shield” esteja disponível nas lojas no final do segundo trimestre deste ano.

O console foi apresentado durante a CES 2013 em janeiro. Ele se parece com um gamepad de um console tradicional, porém maior, e combina um computador rodando o sistema operacional Android em um processador Tegra 4 (também da Nvidia) com uma tela HD de 5 polegadas. O resultado é uma experiência de jogo mais “imersiva” do que em um smartphone. O aparelho também pode rodar jogos de PC, armazenados em um servidor doméstico.

“Este é um eletrônico de consumo”, disse o executivo em resposta à uma pergunta sobre como a Nvidia espera vender o aparelho. “Tentaremos ser modestos a princípio, não temos expectativa e esperamos que vocês tenham nenhuma, mas vamos tentar obter lucro”, disse ele. “Ainda não somos o melhor fabricante de aparelhos no mundo, mas estamos trabalhando com os melhores fabricantes do mundo e trabalhando para reduzir o preço”, disse Huang. “Mas ele será rentável, agradavelmente rentável”, completou.

project_shield-360px.jpg
"Project Shield" é a aposta da Nvidia no mercado de consoles portáteis

Fabricantes de consoles como a Sony, Nintendo e Microsoft tipicamente vendem hardware subsidiado, o que significa um pequeno prejuízo com cada unidade comercializada, e esperam obter lucro com royalties na venda de software.

Mas com o Shield, a Nvidia tem um plano diferente. A empresa espera que o portátil atraia desenvolvedores que produzam jogos melhores para Android, alguns dos quais irão aparecer na loja de apps Tegra Zone, operada pela Nvidia. Por sua vez, isso deve auxiliar no crescimento do ecossistema Tegra, e incentivar as vendas de smartphones e tablets baseados nesta família de processadores. 

Os planos da Nvidia serão analisados sob um microscópio à medida em que são mais detalhados, porque o mercado de consoles de videogame, portáteis ou domésticos, está atualmente passando por um período difícil.

As vendas caíram, em parte por causa da expectativa de novos aparelhos nas famílias PlayStation e Xbox neste ano. E as vendas de portáteis dedicados caíram por causa da competição com smartphones e tablets. Os dados mais recentes do NPD Group mostram que as vendas de hardware em fevereiro nos EUA totalizaram US$ 244 milhões, um terço a menos que no mesmo mês em 2012.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail