nVidia lança chip gráfico GF100 para notebooks

Com o nome comercial de GeForce GTX 480M, chip promete alto desempenho gráfico para os PCs portáteis, além de usar recursos do DirectX 11.

Foto:
https://pcworld.com.br/nvidia-lanca-chip-grafico-gf100-para-notebooks/
Clique para copiar

geforce_gtx_480m.jpgA nVidia lançou nessa semana o chip gráfico GF100 para notebooks. Com o nome comercial de GeForce GTX 480M, a GPU (Unidade de Processamento Gráfico), utiliza a plataforma Fermi, a mesma que já foi apresentada recentemente para desktops. A versão desse chip para desktops possui o mais alto desempenho do mercado.

O chip GTX 480M também terá suporte a DirectX 11, uma interface para programação de aplicações da Microsoft. Entre os benefícios do DirectX 11, o destaque fica por conta da característica chamada de Tesselation. Esse recurso de nome 'intraduzível' permite mais realismo aos objetos, personagens e paisagens nos jogos.

Outra característica é a função Direct Compute, que utiliza a GPU no lugar do processador para realizar os cálculos de física e também processamento gráfico, deixando o processador do computador livre para outras requisições do sistema. Isso faz com que o sistema ganhe mais potência e tenha mais fôlego para executar gráficos mais complexo, como nesse exemplo.

Não apenas jogos, mas aplicativos que são desenvolvidos usando a programação da GPU se beneficiam muito com essas características. É o caso do Adobe Photoshop CS4 e CS5 e outros softwares para renderização e conversão de vídeos, como exemplo, o Badaboom.

Notebooks com o chip gráfico GTX 480M devem chegar ao mercado a partir de julho desse ano.

 

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site