Home > Notícias

Nvidia mostra tablet rodando chip Tegra com quatro núcleos

Segundo Jen-Hsun Huang, CEO da empresa, processador “Kal-El” será o primeiro com quatro núcleos projetado para uso em tablets.

James Niccolai, do IDG News Service

30/05/2011 às 18h01

Foto:

TAIPEI (04/19/2011) - A Nvidia mostrou um protótipo de um tablet equipado com uma versão de quatro núcleos de seu processador Tegra, e disse que produtos baseados no novo chip chegarão ao mercado a partir de setembro.

Em conversa com jornalistas antes do início da feira Computex em Taipei nesta segunda-feira, Jen-Hsun Huang, CEO da empresa, também anunciou que a Nvidia atingirá no fim de junho a marca de 10 milhões de unidades de seu processador Tegra 2 entregues a seus clientes.

Melhor conhecida por seus processadores de vídeo, a Nvidia emergiu como uma potência no mercado de processadores baseados na arquitetura ARM para uso em smartphones e tablets, onde compete com empresas já estabelecidas no ramo como a Qualcomm e a Texas Instruments. O processador dual-core Tegra 2 é usado em tablets como o Motorola Xoom, Samsung Galaxy Tab 10.1, LG Optimus Pad e ASUS Eee Pad Transformer, que tem um teclado opcional que pode transformá-lo em um “notebook”, para pessoas que digitam demais para usar apenas a tela de toque.

Huang mostrou o processador quad-core, de codinome Kal-El, rodando em um protótipo construído pela Nvidia para demonstrar seu potencial. Tablets equipados com o Kal-El estarão à venda em setembro, seguidos por smartphones por volta do final deste ano, disse Huang. Ele não disse quais fabricantes irão produzir os aparelhos, mas é provável que venham de empresas que já são parceiras da Nvidia, como a Motorola, Dell, Sony e Asustek (Asus).

huang_kal_el-360px.jpg
Huang mostra dois protótipos de tablets equipados com o novo processador Kal-El

Huang afirmou que o Kal-El irá oferecer melhores gráficos tanto para gamers quanto para não-gamers, e rodar aplicativos já existentes de forma mais eficiente, o que deve resultar em maior autonomia de bateria. “Kal-El irá fazer tudo o que o Tegra 2 pode fazer, mas com menor consumo de energia”, disse. 

A Nvidia demonstrou o processador usando um jogo desenvolvido pela empresa MadFinger em que uma esfera iluminada por dentro rola por uma arena às escuras. Sombras geradas pela esfera eram renderizadas em tempo real a mais de 30 quadros por segundo, disse Huang. Com todos os quatro núcleos ativos, o tablet pode rodar o jogo por um período entre quatro e seis horas com uma única carga de bateria, diz o executivo.

Kal-El é um codinome e ainda não está claro se o produto final será chamado de Tegra 3. Isso pode ser complicado para a NVidia do ponto de vista do marketing, já que ela quer enfatizar o fato de que o processador tem quatro núcleos. Questionado se tablets com o Kal-El serão mais caros que os modelos atuais com Tegra 2, Michael Rayfield, gerente-geral da unidade de produtos móveis da Nvidia, disse que eles estarão disponíveis em uma “enorme” faixa de preços.

A maioria dos tablets baseados no processador Tegra atualmente no mercado roda o sistema operacional Android, da Google, mas a Nvidia é um dos fabricantes que está trabalhando com a Microsoft, em uma versão da próxima geração do Windows, por enquanto conhecida como Windows 8, para processadores ARM. 

Kal-El será o primeiro processador com quatro núcleos para tablets a chegar ao mercado, diz Huang. Mas seus concorrentes não estão parados. Tanto a Qualcomm quanto a Texas Instruments tem conferências de imprensa agendadas para esta semana, onde espera-se que ambas discutam novos produtos.

O processador Kal-El foi anunciado durante o Mobile World Congress em Barcelona em Fevereiro. No mesmo evento, a Qualcomm anunciou uma futura versão com quatro-núcleos do processador Snapdragon que, espera-se, irá consumir 65% menos energia que processadores ARM atuais. A empresa ainda não disse quando o novo Snapdragon estará disponível.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail