Home > Notícias

Nvidia promete chip com quatro núcleos para tablets ainda este ano

Empresa anunciou que começou a enviar para as fabricantes seus processadores quad-core Kal-El, capazes de reproduzir vídeo em altíssima definição.

Renato Rodrigues, do IDG Now!*

16/02/2011 às 8h37

Foto:

Barcelona - Embora ainda estejam sendo lançados vários tablets com processadores Tegra dual-core aqui na Mobile World Congress 2011, a NVidia anunciou durante a feira que já está enviando para testes os primeiros chips móveis quad-core.

O processador, com o nome-código provisório de Kal-El (sim, o nome de batismo do Superman), já está em produção, e os primeiros lotes estão nas mãos de empresas como Motorola, LG e Samsung. "Os primeiros produtos com o Kal-El devem chegar em agosto", diz um post no blog oficial da empresa.

A NVidia diz que o quad-core será cinco vezes mais rápido que os atuais Tegra dual-core, sendo capazes de rodar vídeo com a incrível resolução de 2560 x 1600 pixels, graças aos 12 núcleos de processamento gráfico. Um vídeo liberado pela empresa mostra um benchmark em que o Kal-El supera o desempenho do Intel Core2 Duo 7200, da Intel, que equipa a maioria dos notebooks hoje em dia.

Vale lembrar que a Qualcomm também anunciou um processador quad-core para smartphones e tablets. Entretanto, a empresa estima que as primeiras amostras só irão chegar ao mercado a partir do início de 2012, o que dá uma vantagem competitiva ao modelo da NVidia.

* o jornalista viajou para Barcelona a convite da Samsung

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail