Home > Notícias

Nvidia vai fabricar chipsets gráficos para processadores da Via

Componentes funcionarão com o processador de baixo custo Isaiah, que será lançado em breve e competirá com o Atom, da Intel.

Por IDG News Service/Cingapura

26/03/2008 às 9h48

Foto:

A fabricante de chips gráficos Nvidia vai produzir chipsets compatíveis com processadores da Via Technologies, incluindo o chip Isaiah, que deve ser lançado em breve, revelou uma fonte familiarizada com o assunto.

A Via tem sua própria subsidiária gráfica, a S3 Graphics, mas os produtos da empresa não têm a mesma qualidade dos chips de primeira linha da Nvidia. A parceria com a Nvidia dá à Via acesso a gráficos de ponta.

Segundo a fonte, o Isaiah, um processador de baixo custo, competirá com o Atom, da Intel, em notebooks mais populares, confirmando uma previsão que surgiu no The Inquirer.

A Via apresentou o Isaiah em detalhes pela primeira vez no começo desse ano, e ele deve ser lançado para consumidores em julho.

Apesar do acordo com a Nvidia, a fonte disse que a Via continuará produzindo chipsets próprios para seus microprocessadores.

Esses chipsets são fundamentais para a estratégia de plataformas da Via, que vem superando os limites de tamanho de placas-mãe, reunindo os processadores e chipsets de um único chip em placas minúsculas, desenhadas para computadores portáteis.

A placa-mãe Pico-ITX mede apenas 10 cm por 7,2 cm, e possui o processador C7 da Via e o chipset VX700.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail