Home > Notícias

O horário de verão termina neste sábado, prepare seu PC e smartphone

A maioria dos aparelhos deve se atualizar automaticamente, mas não custa verificar se está tudo OK e evitar surpresas

Rafael Rigues

14/02/2014 às 14h47

Foto:

O horário de verão 2013/2014 termina às 00:00 deste domingo, 16 de fevereiro, e todos os relógios devem ser atrasados em uma hora. A maioria dos PCs com Windows deve ajustar o relógio automaticamente, então a princípio você não deveria se preocupar. Mas é sempre bom verificar se está tudo OK em seu micro para não ser pego de surpresa.

Em um PC com o Windows Vista, 7 ou 8, basta clicar sobre o relógio na bandeja do sistema, no canto inferior direito da tela no desktop. Logo abaixo do calendário deve surgir a mensagem: "O Horário de Verão termina no(a) domingo, 16 de fevereiro de 2014 às 00:00. O relógio está configurado para atrasar 1 hora nesse momento".

Se seu micro mostrar esta mensagem, tudo está certo. Mas se ela não aparecer você precisará instalar uma correção do Windows chamada KB2863058, que foi lançada em Agosto de 2013. A instalação é gratuita, e pode ser feita via Windows Update. Clique em Iniciar, digite Windows Update no campo de busca e tecle Enter.

Se houver atualizações disponíveis para seu computador você verá uma janela com um alerta dizendo Instalar atualizações para seu computador. Clique no botão Instalar atualizações e aguarde o download e instalação. Pode ser necessário reiniciar o computador ao final do processo. A Microsoft tem um post em seu blog que explica em mais detalhes o processo.

No Smartphone

Manter o smartphone Android na hora certa também é fácil. Vá em Configurações (ou Configurar, ou Ajustes) / Data e Hora. Primeiro certifique-se de que o Fuso Horário está certo: na maioria do país ele deve ser GMT -03:00, Horário de Brasília (ou São Paulo (Brasil) GMT -3:00). Marque as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático (no Android 4) ou Automático - Usar valores fornecidos pela rede (no Android 2.3) e pronto. O horário será ajustado automaticamente no momento da mudança.

Já os aparelhos com Windows Phone 7.5 e 8, segundo a Microsoft, não precisam de nenhuma alteração especial. Basta que a opção de ajuste automático de acordo com a operadora, no item Configurações, esteja ativada.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail