Home > Dicas

O melhor acessório que você pode comprar para seu notebook

Baterias extendidas, mais memória ou um HD externo? Nada disso. O melhor companheiro para seu notebook é, acredite, um simples mouse.

Rick Broida, PC World EUA

12/10/2012 às 16h40

Foto:

Assim como muitas outras pessoas, rotineiramente uso um café próximo da minha casa como meu "escritório". E num dia típico posso estar acompanhado por mais 10 ou 20 pessoas trabalhando remotamente, grudadas a seus notebooks.

Mas sabe o que é interessante? A maioria delas não usa um mouse.

É claro que você não precisa de um mouse para operar um notebook. É pra isso que os fabricantes incluem trackpads. Eu mesmo evito ambos quando possível, preferindo atalhos de teclado em vez de arrastar, rolar e clicar itens na tela.

Mas às vezes você precisa da "setinha", e para isso nada supera o conforto, conveniência e precisão de um mouse.

Dá pra trabalhar com um trackpad? Claro, mas suspeito que a maioria dos usuários o escolhem simplesmente porque ele já está lá. "É um notebook, tem um trackpad. Então é isso que vou usar".

Não. Um trackpad é algo que você usa apenas quando se esqueceu de colocar o mouse na bolsa, as baterias dele morreram ou você se esqueceu do procedimento para "pareá-lo" com o notebook. Ou quando a mesinha do avião não tem espaço para um mouse.

Se você é um daqueles que nunca se preocupou em comprar um mouse porque "já tem um trackpad!" então faça um grande favor a si mesmo: compre um mouse!

logitech_m125-360px.jpg

Não vai custar muito. Sou um grande fã do Logitech M125, um mouse compacto com rodinha e um cabo USB retrátil. Com ele você não precisa se preocupar com baterias ou pareamento via Bluetooth, e o cabo pode ser tão longo, ou tão curto, quanto for necessário. Ele está disponível em uma variedade de cores, e não é caro. No Brasil é possível encontrá-lo por cerca de R$ 40. 

E está é apenas uma de muitas opções. Conheço pessoas que tem uma paixão absoluta pelo Microsoft Arc Touch, que ganhou um prêmio nosso como uma das melhores inovações de 2011. É um mouse sem fios que se estica pra ocupar pouco espaço na bolsa, e tem uma faixa sensível ao toque no lugar da tradicional rodinha.

arc1-copy.jpg

Arc Touch pronto para uso (em cima) e para transporte (abaixo)

Mas não importa qual o seu "roedor" favorito. Garanto que com um mouse você irá trabahar mais rápido e cometer menos erros.

E mais uma vantagem: quando você pluga o mouse, pode desabilitar o trackpad e evitar o irritante problema que acontece quando você esbarra nele por acidente e acaba sem querer selecionando ou apagando um enorme bloco de texto, jogando fora horas de trabalho.

Tantos elogios para algo tão simples, tão básico para o dia-a-dia no mundo da computação podem parecer estranhos, mas quando vejo as pessoas lutando contra seus trackpads, fico me perguntando por que. Você usa um mouse na mesa do escritório, por que não continuar usando quando está longe dela?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail