O notebook pifou? Veja seis formas de consertar laptops que não ligam

Aqui estão nossas dicas de especialistas para consertar um laptop ou PC que se recusa a ativar ou inicializar no Windows

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/o-notebook-pifou-veja-seis-formas-de-consertar-laptops-que-nao-ligam/
Clique para copiar

Se estiver com problemas para ligar o PC ou notebook, respire fundo e verifique as possíveis causas e as correções que podem fazê-lo funcionar novamente. Abaixo, listamos alguns desses motivos que podem estar acontecendo com sua máquina.

Método 1 - Verifique a fonte de alimentação

Notebooks

Esse é um dos problemas mais comuns. Há várias coisas que podem dar errado, desde o uso da fonte de alimentação do laptop errada (fornecendo a tensão errada) até um fusível queimado no plugue.

Portanto, verifique se o adaptador é realmente o correto para o seu laptop e está fornecendo a tensão e os amplificadores corretos. Adesivos ou marcações na fonte de alimentação e no aparelho devem confirmar isso. Muitos laptops - especialmente do mesmo fabricante - usam o mesmo tamanho de plugue e, se você possui mais de um, não é muito difícil conectar a fonte de alimentação errada, o que pode fornecer uma voltagem diferente ou uma corrente insuficiente.

Outros aparelhos também podem usar as mesmas dicas, como um alto-falante alimentado por bateria, e é improvável que usem a mesma voltagem do seu notebook, que normalmente requer 16-22V. Se for o carregador correto, verifique o fusível no plugue. Use uma chave de fenda para remover o fusível e troque-o por um que seja bom. Se você tiver um cabo de alimentação sobressalente que será conectado à sua fonte de alimentação, é uma maneira muito mais rápida de testar se não é o fusível com defeito.

Verifique o próprio fio, pois as fontes de alimentação são gastas, principalmente se você as transportar para todos os lugares. Os pontos fracos estão nas extremidades onde se une ao cubo preto e no plugue que se conecta ao laptop. Se você puder ver os fios coloridos dentro da proteção externa preta, talvez seja a hora de comprar um novo PSU.

PCs

As fontes de alimentação do PC também podem ser problemáticas. É improvável que você tenha um sobressalente para instalar e testar, então verifique primeiro o fusível no plugue. Há também um fusível dentro da própria fonte de alimentação, mas exigirá que você o retire do PC (sem grandes feitos) e remova a caixa de metal para verificar se esse é o problema.

Um dos problemas mais comuns da fonte de alimentação do PC é que o computador será desligado inesperadamente, em vez de falhar na inicialização. Se o LED estiver aceso mostrando que a energia está chegando, verifique se o botão liga/desliga no gabinete do PC está conectado e funcionando corretamente. Você pode colocar os pinos apropriados da placa-mãe juntos (verifique quais no manual da placa-mãe) para eliminar o botão liga/desliga da equação. Algumas placas-mãe têm um botão liga/desliga embutido.

Método 2 - Verifique a tela

Notebooks

Tente desconectar qualquer monitor externo, incluindo projetores e monitores, para garantir que eles não parem de inicializar o laptop no Windows.

Se o LED de energia do computador acender e você ouvir o disco rígido ou o ventilador zumbindo, mas não houver imagem na tela, deixe a sala escura e verifique se não há uma imagem muito fraca na tela. É fácil pensar que um laptop não está inicializando quando, na verdade, é a tela que é o problema. Se houver uma imagem fraca - talvez a tela de logon do Windows -, o inversor pode ter falhado, mas isso se aplica apenas a laptops antigos antes da luz de fundo do LED aparecer.

Substituir um inversor é difícil e é crucial que você compre a peça de reposição correta. Como os inversores não são exatamente baratos, você não pode se dar ao luxo de errar. É um trabalho que é melhor deixar para os profissionais, mas como seu laptop provavelmente será antigo, provavelmente é hora de comprar um novo.

Se o seu notebook parece estar inicializando corretamente, mas não há imagem, o painel LCD pode estar com defeito. É possível substituir uma tela de laptop, mas é algo difícil, e as telas também podem ser caras.

PCs

Não há muito o que você pode fazer para consertar um monitor de PC quebrado, mas é fácil - ou mais fácil - trocar o cabo de alimentação e o cabo de vídeo ou até o monitor inteiro para ver se esse é o motivo pelo qual seu PC não inicializa.

Método 3 - Desconecte mídias externas, pendrives ou cartões de memória

Supondo que tudo esteja bem com a fonte de alimentação e a tela, o computador pode estar travando antes de carregar o Windows.

Um culpado clássico aqui é uma unidade USB ou cartão de memória deixado inserido em uma porta USB ou leitor de cartão. Normalmente, você verá uma mensagem de erro como "Sistema operacional não encontrado", que pode levar a pânico desnecessário. Na maioria das vezes, isso significa que a BIOS está configurada para tentar inicializar a partir de unidades de armazenamento removíveis (incluindo placas) antes do disco rígido interno. Também pode ser um disco deixado na unidade de DVD ou Blu-ray, portanto verifique-os também.

Método 4 - Tente um disco de recuperação

Se nenhuma das opções acima tiver funcionado, você pode tentar inicializar a partir de um disco de recuperação ou unidade USB.

Se você possui um, o DVD do Windows pode ser usado, mas, caso contrário, você pode baixar (usando outro computador - obviamente) uma imagem de disco de resgate e gravá-la em um CD ou DVD ou extraí-la em uma unidade flash USB. Você pode inicializar a partir disso e tentar corrigir o problema com o Windows.

Se um vírus estiver causando o problema, use um disco de recuperação de um provedor de antivírus, pois isso incluirá ferramentas de verificação que podem encontrar e remover o malware.

Método 5 - Inicialize no modo de segurança

Mesmo que você não consiga inicializar no Windows, poderá entrar no modo de segurança. Pressione F8 quando o laptop estiver inicializando e você verá um menu oferecendo a inicialização no modo de segurança. Porém, isso não funcionará no Windows 10, pois você precisa estar no Windows antes de poder entrar no modo de segurança. Nesse caso, você precisará inicializar a partir de um disco ou unidade de recuperação, conforme descrito acima.

Se você puder entrar no modo de segurança, poderá desfazer as alterações que fizeram com que seu laptop ou PC parasse de inicializar. Você pode tentar desinstalar quaisquer novos programas que você instalou recentemente, desinstalar um driver que foi atualizado recentemente ou criar uma nova conta de usuário se a conta estiver corrompida.

Método 6 - Verifique se há hardware defeituoso ou incompatível

Se você acabou de instalar alguma nova memória ou outra peça de hardware, isso pode estar impedindo a inicialização do computador. Remova-o (reinstalando a memória antiga, se necessário) e tente novamente.

Se sua placa-mãe tiver uma leitura de LED mostrando códigos POST, pesquise o manual ou online para descobrir o que o código mostrado significa. Muitas vezes, pode ser complicado obter um PC recém-construído para inicializar. A melhor dica aqui é desconectar tudo, exceto o mínimo necessário, para inicializar na BIOS:

  • Placa-mãe
  • CPU (com dissipador de calor conectado)
  • Placa gráfica (se houver uma saída gráfica na placa-mãe, remova qualquer placa gráfica plug-in)
  • Um cartão de memória (remova qualquer outro e deixe o cartão único no slot 0 ou o que o manual recomendar)
  • Fonte de energia
  • Monitor

Qualquer outro hardware é desnecessário: você não precisa de um disco rígido, unidade óptica ou qualquer outro componente para o PC iniciar

Os motivos comuns pelos quais um PC recém-construído não inicializa são:

  • Cabos de alimentação conectados incorretamente à placa-mãe. Se a sua placa tiver um soquete de 12v extra próximo à CPU, verifique se o fio correto da fonte de alimentação está conectado, além do grande conector ATX de 24 pinos
  • Componentes não instalados ou encaixados corretamente. Remova a memória, a placa gráfica e a CPU e reinstale, verificando se há pinos tortos na CPU e no soquete da CPU
  • Os fios do botão liga/desliga estão conectados aos pinos errados na placa-mãe
  • Cabos de alimentação não conectados à placa gráfica. Verifique se os cabos de alimentação PCI-E estão conectados corretamente, se necessário pela sua GPU
  • Disco rígido conectado à porta SATA incorreta. Verifique se a unidade principal está conectada a uma porta SATA acionada pelo chipset da placa-mãe e não por um controlador separado

Às vezes, a razão pela qual um PC não inicializa é porque um componente falhou e não há uma solução fácil. Discos rígidos são um problema comum. Se você ouvir um clique regular ou a unidade girando para cima e desligando repetidamente, esses são sinais de que está quebrado.

Ocasionalmente, as pessoas descobriram que remover a unidade e colocá-la no freezer por algumas horas (em uma bolsa para freezer) faz o truque. No entanto, isso geralmente é uma correção temporária e você deve ter uma segunda unidade disponível para fazer backup ou copiar rapidamente todos os arquivos necessários. Se você não conseguir reiniciar o disco, é hora de começar de novo com um novo disco rígido. Na verdade, é melhor comprar um SSD. Espero que você tenha um backup recente de todos os seus arquivos importantes.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site