Home > Notícias

O que a Apple deve lançar depois do iPhone 4

Selecionamos cinco fortes candidatos para ser a próxima novidade da companhia de Steve Jobs, após a chegada da quarta geração de seu smarpthone

PC World / EUA

28/06/2010 às 11h11

Foto:

Agora que a Apple já lançou com sucesso o iPhone 4, o que podemos esperar a seguir da companhia? Seguem abaixo cinco fortes candidatos:

1) Apple TV, parte dois: o pequeno aparelho da Apple nunca foi muito respeitado por especialistas, consumidores, e até pela própria companhia. O CEO da empresa, Steve Jobs, famosamente (ou infamemente) se referiu ao aparelho como um “hobby” em 2007, na conferência “All Things Digital”, do Wall Street Journal.

Desde então, o entretenimento da sala de estar mudou drasticamente – o streaming de vídeo, em particular, se tornou popular com o Netflix e outros sites de filmes online – e segundo rumores, a Apple TV vai passar por uma transformação parecida em breve.

O site Engadget noticiou recentemente que um futuro aparelho terá vídeo HD (1080p), armazenamento em nuvem (em vez do disco rígido encontrado no modelo atual) para filmes, programas de TV e música, e um preço de apenas 99 dólares. Essa melhoria acontece em razão da intensa competição nesse nicho de mercado.

Além dos tocadores de Blu-ray e TVs prontos para Internet, das caixas set-top da Roku, e dos aparelhos futuros,  como o Boxee Box, a próxima Apple TV vai ter vários rivias. Ah, e uma "pequena companhia" também está trabalhando em algo chamado Google TV.

2) iPod da primavera: acontece todo mês de setembro. A Apple atualiza sua linha iPod em São Francisco, nos Estados Unidos. No evento do ano passado, a companhia apresentou o iPod Nano com câmera de vídeo, e anunciou uma série de upgrades mais simples e mudanças de preço para o resto da família iPod.

Apesar de a época dos aparelhos que apenas tocam música digital (com exceção do iPod Touch) estar acabando, ainda há um pouco de vida no gênero. O acontecimento deste ano poderia trazer um serviço do iTunes baseado na Web nascido a partir do serviço de música online Lala, que a Apple encerrou no final de abril, apenas alguns meses após tê-lo comprado. Os usuários de Windows, que há muito sofrem com o cliente de desktop lento do iTunes, certamente iriam gostar.

ipods-familia-390-dest

Apple pode realizar upgrade da família iPod (ou apenas do modelo Touch, primeiro à esquerda) em breve.

3) iPod Touch com videoconferência: ou a empresa pode focar no iPod Touch e praticamente ignorar o resto dos iPods. Uma vez que o multitalentoso Touch é, na verdade, um iPhone sem o telefone (ou câmera), é provável que o próximo modelo adote a estrutura mais fina do iPhone 4 e algumas de suas habilidades.

Que tal um iPod Touch com uma câmera frontal para o recurso vídeo-chamada FaceTime? Considerando a popularidade do Touch com os jovens, e o fato de já possuir Wi-Fi (necessária para o FaceTime), a chamada por vídeo é algo natural. Quanto a câmera traseira do iPhone 4, é difícil que chegue ao Touch. Afinal de contas, a Apple precisa diferenciar seus produtos de alguma maneira.

4) Upgrade do MacBook: muito sem-graça? Talvez, mas os Macbooks ainda vendem bem, apesar de a Apple estar obviamente mais preocupada com aparelhos como iPhones e iPad nos últimos tempos. O modelo mais básico do notebook recebeu um pequeno upgrade recentemente, assim como os modelos Pro.

Mas e o ultrafino MacBook Air? O aparelho da Apple, que era "cool" e anda meio esquecido, está pronto para um upgrade, apesar de alguns críticos acreditarem que a época do Air já tenha passado.

ipad1.jpg

Mesmo tendo sido lançado há pouco tempo (em 3/4), iPad pode ganhar nova versão no início de 2011.

5) iPad 2: Sim, o iPad ainda é novo pelos padrões da Apple, que possui uma predileção por upgrades em ciclos anuais (ou mais longos). Ainda assim, o tablet da empresa está clamando por uma camera frontal, especialmente desde que o vistoso iPhone 4 possui uma. Tablets e vídeochamada foram feitos um para o outro, e o iPad sem camera é estranhamente mal equipado nessa área. Além disso, os tablets rivais muito provavelmente vão incluir uma Webcam. No entanto, é improvável que um novo iPad seja lançado até o final deste ano. Mas janeiro de 2011 é uma aposta segura.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail