Home > Notícias

Especial: o que a Apple deve lançar no evento de terça-feira, 22 de outubro

Avaliamos os principais produtos que a empresa pode lançar durante evento nos EUA nesta semana.

Macworld / EUA

18/10/2013 às 15h34

applelogo_43502.jpg
Foto:

A Apple costuma lançar diversas novidades no último trimestre do ano. Na verdade, um pouco antes disso, em setembro, a empresa lançou dois novos iPhones, o iOS 7, uma nova versão do iTunes, um modesto update para sua linha iMac, uma atualização do software da Apple TV, e outras mudanças menores, como novas cores de iPods. 

Mesmo com tantas novidades, não vimos em setembro tudo que é esperado da companhia neste ano. Pelo menos, de acordo com os sempre intermináveis rumores sobre a empresa de Cupertino.

Por isso, após a empresa ter enviado um convite para um evento especial nesta terça-feira, 22/10, resolvemos colocar as fichas na mesa e apostar no que achamos que a Apple deve ainda lançar ainda neste ano - o OS X Mavericks não está na lista já que é algo certo.

Um novo iPad de 9,7 polegadas

Já faz um ano desde que a Apple apresentou o iPad 4, que, por sua vez, chegou apenas seis meses após seu antecessor e causou polêmica entre os consumidores. De qualquer, essa temporada foi tempo o bastante para os concorrentes, como Microsoft, Google, e Amazon, apresentarem novos aparelhos nesse segmento. Por isso, agora chegou a hora de Apple voltar a mostrar as cartas.

Se os supostos vazamentos sobre novos iPads forem tão sólidos quanto costumam ser com novos iPhones, então podemos esperar um novo iPad de 9,7” que pegue emprestado muito do visual do iPad Mini, com uma borda mais estreira e talvez até cores diferentes, além do preto e branco. 

Além disso, alguma versão do novo chip A7, de 64-bit, da Apple, deve aparecer no tablet, juntamente com melhorias de câmera. Também não seria nenhuma loucura que o iPad ganhasse um scanner de impressões digitais Touch ID, que fez sua estreia no mês passado com o iPhone 5S.

Na verdade, apenas uma pergunta permanece: será que teremos um iPad dourado?

Possibilidade: Pode apostar (no novo iPad. Um modelo dourado não é tão provável).

ipad4_435

Um novo iPad Mini

O iPad Mini parece ter sido um grande sucesso no mercado. Por isso, não parece existir uma razão para a Apple deixar de lançar uma nova versão do seu tablet menor. Uma grande dúvida é se a empresa vai realmente adotar sua famosa Tela Retina, de maior resolução, no tablet, assim como já acontece no iPhone, iPod Touch e iPad de 9,7 polegadas, além de alguns modelos do MacBook Pro.

Um dos possíveis pontos negativos seria um possível custo maior para produção, que poderia se refletir no preço (apesar de não ser uma prática comum da Apple lá fora). Além disso, seria preciso um maior poder de processamento, o que poderia diminuir a duração de bateria do aparelho.

Por outro lado, o iPad Mini é atualmente o único aparelho iOS sem uma Tela Retina, e o iOS 7 praticamente “chora” por uma tela de alta resolução como essa.

Quanto ao poder de processamento, suspeitamos que, assim como acontece com a linha atual de iPad, um novo iPad Mini poderia usar o processador presente no iPad de 9,7” do ano anterior. Isso significaria um novo iPad Mini com um chip A6X, encontrado no iPad 4, que conta com uma Tela Retina.

Outra possibilidade: será que o iPad Mini vai se “inspirar” no iPhone 5C e ganhar uma carcaça de plástico?

Possibilidade: Um novo iPad Mini parece algo certo, assim como uma nova opção de cor Cinza Espacial. Mas a Tela Retina não parece algo tão certo, apesar de ter mais chances de aparecer do que o contrário. Quanto ao case de plástico, duvidamos que a Apple queira levantar ainda mais comparações com o Nexus 7, do rival Google.

ipadmini_435

iPods atualizados

Caso nos perguntasse há algumas semanas, provavemente diríamos que é algo certo. Afinal, são raros os meses de setembro ou outubro que não vemos um novo iPod. Mas então a Apple adicionou, sem alarde, uma nova opção de cor Cinza Espacial para os iPods Nano, Touch e Shuffle há algumas semanas. Parece improvável que a empresa faria tal mudança estética e depois anunciaria modelos totalmente novos um mês depois.

No entanto, e se a Apple finalmente decidisse anunciar que  o iPod Touch agora tem uma versão de 128GB? Caso isso aconteça, muita gente espera que o “velho de guerra” iPod Classic seja aposentado. Será que esse é o ano? Parece difícil pensar que a empresa daria mais capacidade de armazenamento para o iPod Touch do que para o seu iPhone top de linha, que é o 5S atualmente.

Possibilidade: Achamos que as chances são baixas, em torno de 20%, com a maior parte dessa probabilidade caindo sobre um iPod Touch com mais espaço. Um novo iPod Classic? Quase um sonho.

ipodcinzaespacial.jpg

Um novo Mac Pro

Anunciado originalmente na WWDC deste ano, a aguardada renovação do computador mais poderoso da Apple tem lançamento previsto para o último trimestre. A Apple tem até mostrado anúncios do aparelho em cinemas dos EUA, por isso dá a entender que a empresa claramente espera que o computador chegue o quanto antes.

Possibilidade: Apesar de ter se falado pouco sobre a “repaginada” do Mac Pro desde o anúncio original em junho, provavelmente está nos trilhos e é uma aposta segura.

Novos MacBooks

O MacBook Air recebeu um uma boa atualização em junho, na WWDC, por isso não espere por nenhuma revisão dos notebooks ultrafinos da Apple antes de 2014. No entanto, o MacBook Pro é outra história. O design atual estreiou na WWDC 2012 e recebeu apenas um pequeno update no último mês de fevereiro. Por isso, não seria surpresa ver uma renovação da linha MacBook Pro, especialmente se a Apple estiver pronta para “aposentar” os modelos sem Tela Retina. Por outro lado, a Apple costuma focar em produtos mais acessíveis ao consumidor nessa época do ano, por isso é provável que não faça nenhuma mudança nos seus MacBooks.

novomacpro2013.jpg

Possibilidade: 50%

Novos MacMinis

Faz cerca de um ano desde que os últimos modelos do Mac Mini foram lançados, e essa atualização trouxe principalmente mudanças menores (USB 3.0, placa gráfica mais rápida, e a disponibilidade de um processador Core i7 quad-core). Desde então, a Apple atualizou a linha MacBook Air com os chips Haswell, da Intel, que oferecem desempenho melhor com menor consumo de energia. Como o Mac Mini costuma seguir de perto as linhas de notebooks da Apple quando o assunto é processador, suspeitamos que seja hora de uma revisão de os Mac Minis pularem para o Haswell.

Possibilidade: A Apple não vai dedicar muito – ou nenhum – tempo para o Mac Mini no evento dessa terça-feira, 22/10, mas estamos confiantes que o menor Mac vai receber uma atualização em breve. Quão confiantes? 70%.

Uma nova Apple TV...

O modelo atual da Apple TV chegou em março de 2012 – e mesmo essa versão simplesmente adicionou a capacidade de reprodução de vídeos em 1080p à segunda geração do aparelho, que tinha chegado em setembro de 2010, por sua vez. É claro que essas duas Apple TV ainda funcionam muito bem, e a Apple regularmente atualiza os sistemas dos aparelhos com novos recursos. 

Ainda assim, com os maiores rivais da Apple ganhando recursos e preços menores, e o iOS e a iTunes Store evoluindo cada vez mais rápido, uma atualização do hardware da Apple TV parece quase inevitável. Um processador mais rápido e mais memória aumentariam significativmanete o potencial da Apple TV, e uma atualização de software poderia finalmente oferecer a opção de rodar aplicativos de terceiros. Até mesmo um controle remoto melhor já seria algo legal.

Possibilidade: 75%

appletvnetflix02

Ou uma TV de verdade da Apple?

Algumas pessoas – algumas pessoas bastante teimosas e persistentes – falam há anos que a Apple vail lançar um aparelho de TV. E elas erraram tantas vezes que seria fácil descartar essa ideia logo de cara.

Exceto que quando você leva em conta comentários dos executivos da Apple nos últimos dois anos, juntamente com mais e mais rumores sobre negociações da Apple com estúdios de cinema e redes de TV, a Apple parece estar fazendo algo mais do que apenas atualizar a existente Apple TV. Talvez seja uma TV de verdade, talvez seja uma set-top box que fique no seu aparelho de TV a cabo, quem sabe? A única coisa que temos certeza é que esses rumores não parecem mais tão loucos quanto há alguns anos.

Possibilidade: Vamos dizer que uns 20%, por enquanto.

Um smartwatch da Apple

Hmm, não. Esse parece ser o principal da Apple em 2013, mas não será o principal produto da empresa neste final de ano. Há uma pequena chance – realmente pequena – de a companhia considerar esse um “mercado interessante”, mas lançar um produto é algo mais distante ainda.

Possibilidade: Desculpe, mas achamos bastante improvável.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail