Home > Notícias

O que a compra da Skype significa para quem tem Mac ou iPhone

Microsoft investiu US$ 8,5 bilhões no popular serviço de VoIP; saiba o que esperar das futuras versões para iOS ou Mac OS X

Macworld/EUA

10/05/2011 às 15h16

Foto:

Quem tem Mac e dispositivos com iOS (iPhone, iPad ou iPod) pode estar pensando: “a compra da Skype pela Microsoft vai mudar alguma coisa para mim? Vai acabar a versão do software para outros sistemas operacionais?”

A empresa do Windows, que investiu 8,5 bilhões de dólares para adquirir o popular serviço de VoIP, divulgou que “irá continuar investindo no suporte às versões para plataformas que não sejam da Microsoft”, sem divulgar mais detalhes.

Vale lembrar que a Microsoft já tem uma longa história de desenvolvimento de software para Mac, como o pacote Office, e há pouco tempo passou a criar programas também para o sistema iOS, apesar de sua imagem entre os usuários de Mac não ser das melhores.

O futuro do Skype

Antes de olhar para frente, vamos falar um pouco do passado do Skype para Mac. Criado pelos desenvolvedores responsáveis pelo serviço de compartilhamento Kazaa, ele foi lançado em 2003. Em 2005, o eBay adquiriu o Skype por 2,6 bilhões. Um ano depois, a versão 2.0 para Mac foi lançada com suporte para vídeo. Em 2009 chega a versão para iPhone, com mais de um milhão de downloads em dois dias. Inicialmente, ele só funcionava via Wi-Fi.

skypeiphone390

Skype para iPhone: versão é melhor que a para Windows

Em 2010, infelizmente, as versões para iOS e Mac OS X tomaram rumos opostos. O software para iPhone ganhou suporte para conexões 3G e funcionalidades para multitarefa em segundo plano. Já o Skype para Mac... Aconteceu o que Lukas Mathis escreveu no site TidBits:

“Um usuários de Windows viu a versão do Skype em meu Mac e disse ‘Uau, ela é muito melhor que a bagunça que é a versão para PC’. Parece que o Skype notou que havia uma discrepância entre as edições para os dois sistema e decidiu torná-las mais parecidas. Infelizmente, em vez de tornar a versão para Windows melhor, eles tornaram a do Mac mais parecida com a do PC.”

Outra opções

Talvez a melhor notícia para quem tem Skype no Mac é que é pouco provável que a Microsoft deixe o programa ainda pior. E a segunda melhor notícia talvez seja que, se a empresa do Windows conseguir isso, ainda há outras opções de programa de comunicação. Ou seja, se piorar, é fácil trocar.

O iChat é gratuito e oferece suporte para chamadas de vídeo para até quatro participantes. E traz uma boa interface. Isso sem falar que há o FaceTime, que torna fácil integrar os Macs aos iPhones, iPads e iPods. Mas é específico para o mundo Apple, “não conversa” com PCs. E ainda há a plataforma da Google, que permite conversar com várias plataformas, embora exija Flash. Nos Estados Unidos e Canadá é possível fazer chamadas gratuitas, graças à integração do Gmail com o Google Voice.

Claro que o software da Skype é muito bom no iOS, assim como os aplicativos da Microsoft para esse sistema costumam ser. Por conta disso, é possível estar otimista quanto ao futuro da versão para iPhone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail