Home > Dicas

O que é melhor: PC com placa de captura de TV ou TV como monitor?

Apesar de as duas tecnologias serem muito boas, elas foram desenvolvidas para finalidades bem distintas.

Redação da PC World*

02/10/2008 às 12h51

monitor_tv_150.jpg
Foto:

monitor_tv_150.jpgA convergência de tecnologias, que leva funções como fotografia digital e filmadora para celulares, a capacidade de uma TV funcionar como monitor do computador ou ainda, o próprio PC captar o sinal de televisão (até mesmo a TV digital, via USB) contribuiu para gerar muitas dúvidas nos usuários.

A popularização das TVs LCDs, capazes de funcionar como um (bom) monitor para seu notebook ou desktop, bem como de PCs equipados com placas de captura de TV, deixam muitas pessoas sem saber o que escolher no momento da compra.

A primeira coisa a saber é que ambas são ótimas tecnologias, ainda que projetadas para aplicações diferentes. A placa de captura de TV vai permitir que você assista programas de TV em seu PC, no seu monitor, seja ele um monitor LCD ou de tubo (CRT).

Leia também:
> Armazene suas músicas na web sem gastar nada
> Problemas com o Vista? Eis 8 soluções para eles
> Dúvidas sobre o Google Phone? Veja aqui
> 15 add-ons para Firefox 3 que você precisa conhecer

Além disso, utilizando os aplicativos apropriados, você poderá gravar e editar a programação no HD do PC e criar a sua biblioteca de vídeos. E você pode ver TV em uma janela no PC enquanto usa os seus demais aplicativos disponíveis no sistema.

As placas de captura também oferecem uma vantagem adicional. Por meio delas, é possível conectar ao computador outras fontes de vídeo, como videocassetes ou mesmo câmeras analógicas. Assim, você ganha uma conveniente opção para digitalizar fitas VHS e assim prorrogar vida útil de seus filmes prediletos.

Já uma televisão LCD e que pode ser ligada ao computador para funcionar como monitor permite que você veja em sua tela, os aplicativos que estão sendo executados no PC. Porém, a TV não oferece a capacidade de gravar a programação que se está assistindo no disco rígido do computador.

Em contrapartida, usar a TV como monitor do seu PC lhe dará uma área de trabalho muito maior, já que modelos com mais de 40 polegadas estão ficando muito comuns nas salas de pessoas, além da ótima resolução full HD (1920 por 1080) que muitos modelos já oferecem.

Existe mais uma alternativa, que são monitores LCD para computadores que trazem embutidos um sintonizador de TV. Práticos, podem ser usados no PC como um monitor tradicional ou ainda serem levados para a sala para ver TV quando desejado. O único inconveniente é que ele não é capaz de transferir o sinal de TV captado para o computador, para que você possa gravar os programas no disco rígido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail