Home > Dicas

O que é um dispositivo USB 2.0? Seu computador possui essa entrada?

Maioria dos periféricos, como impressoras e webcams, usa conexões USB 2.0. Descubra se o PC possui entradas para elas.

Por Cauã Taborda, especial para a PC World

22/02/2008 às 18h39

dispositivos_20_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

dispositivos_20_150O padrão USB, do inglês Universal Serial Bus, foi desenvolvido para facilitar a conexão e transmissão de dados entre dispositivos “plug and play” (conecte e use) e o PC.

Exemplos de dispositivos USB são HDs externos, impressoras, modems de banda larga, cabos para conexão de celulares, câmeras digitais, etc.

Existem dois tipos de portas USB no mercado, as 1.1 e as 2.0. A diferença entre elas está na velocidade da conexão. A versão 1.1 possui velocidade de 12 Mbps (megabits por segundo).

Com o avanço dos dispositivos externos, como máquinas digitais com capacidades maiores, HDs externos e dispositivos de música, como iPod, a demanda por  velocidades mais altas de transferência cresceu, culminando com o surgimento da USB 2.0, que possui uma velocidade de 480 Mbps.

O padrão se popularizou rapidamente e os PCs e notebooks passaram a trazer essas portas de fábrica, permitindo que um grande número de dispositivos chegassem ao mercado compatíveis com elas, tais como mouses, teclados, alto-falantes e muito mais.

Além da velocidade
Uma vantagem da USB 2.0 sobre sua antecessora é o fornecimento de energia. Dispositivos mais elaborados e que demandam maior carga, como os HDs externos sem alimentação externa de energia, são compatíveis somente com a versão 2.0 de USB.

usb_20_gerenciador_400
Identificação: Portas 2.0 são descritas como Enhanced pelo Windows

Uma dúvida que deve atingir vários usuários e se seu computador possui portas USB 2.0. Para identificar o tipo de conexão existente, selecione, no Painel de Controle, Sistemas. Depois, clique na aba Hardware e em Gerenciador de dispositivos.

Na lista de hardware clique em Controladores USB; eles são identificados por uma figura que lembra um tridente.

Se na listagem for mostrado Enhanced USB controler, seu PC possui portas 2.0, caso contrário só do tipo 1.1.

É importante observar esse detalhe, pois muitos dispositivos requerem essas entradas e estão identificados na embalagem. Modelos de HD externo, por exemplo, podem ficar muito lentos ou não funcionar nas entradas 1.1, assim como webcams e alto-falantes.

Caso embalagem do produto não apresentar identificação de compatibilidade com USB 2.0, procure o site do fabricante para esclarecer essa dúvida.

A Intel, juntamente com um grupo de empresas, está desenvolvendo a USB 3.0, que se conectará a velocidade de 4.8 Gbps (gigabits por segundo).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail