Home > Notícias

O que esperar da WWDC 2014

Evento acontece em San Francisco entre 2 e 6 de junho. Palestra de abertura será transmitida ao vivo via internet.

Ashleigh Allsopp, Macworld UK

30/05/2014 às 18h42

RumoresWWDC14_Abre-520px.jpg
Foto:

Na WWDC 2013 a Apple anunciou o OS X 10.9 Mavericks e o iOS 7, ambos disponíveis como versões beta logo após o evento, bem como o novo Mac Pro, um novo MacBook Air, iTunes Radio e o iWork for iCloud.

A empresa já revelou que irá nos dar a primeira amostra do futuro do iOS e OS X na WWDC 2014, que começa nesta segunda-feira (2 de Junho) em San Francisco, nos EUA. Mas o que mais podemos esperar, e quais serão os novos recursos do iOS e OS X? Na lista a seguir juntamos os principais rumores, e mostramos quais deles tem mais chance de se tornar realidade.

Leia também
10 coisas que gostaríamos de ver no OS X 10.10
Banner no Moscone Center confirma anúncio do iOS 8 na WWDC 2014

Apple Smart Home

Este rumor é recente e vem do jornal Financial Times: a Apple estaria prestes a lançar uma plataforma de “casa inteligente”. Com essa tecnologia seria possível, num exemplo do jornal, que as luzes se acendessem automaticamente quando você chegasse em casa com seu iPhone no bolso. O software seria desenvolvido pela Apple, e os acessórios para controlar aparelhos por fabricantes licenciados pela empresa. 

A Apple TV é outro aparelho mencionado no relato do jornal. Aparentemente  um novo modelo seria capaz de se conectar a alguns aparelhos em sua casa.

Aparelhos com o iOS já podem se conectar a alguns aparelhos domésticos inteligentes, como o termostato Nest, mas o lançamento de uma plataforma para a casa inteligente significaria suporte nativo no sistema, com controle centralizado em um app projetado pela própria Apple.

O que achamos? É provável.

OS X 10.10

Segundo rumores a próxima versão do sistema operacional dos Macs passará por um redesenho e pegará emprestados alguns dos conceitos do iOS 7. De acordo com Mark Gurman, do site 9to5Mac, a Apple quer focar no OS X na WWDC 2014, dando a ele uma “presença maior do que o iOS 8”.

Segundo Gurman o sistema será redesenhado “de ponta a ponta”, da forma como o iOS 7 redesenhado no ano passado. Entre as mudanças estariam chaves e controles similares aos do iOS 7, cantos das janelas mais angulosos, ícones mais bem definidos e maior uso de espaço em branco do que no OS X 10.9, mas sem pender demais para o design do iOS, já que segundo Gurman a Apple quer manter seus sistemas operacionais para desktops e dispositivos móveis separados.

O que achamos? Altamente provável.

iOS 8

A julgar por banners já instalados no Moscone Center, é certeza de que veremos o iOS 8 no palco durante a WWDC. Considerando que o iOS 7 foi uma grande mudança, é provável que esta versão sirva mais para ajustes e refino do que para novas mudanças, embora haja rumores de novos apps como o Healthbook, que serviria para acompanhar a saúde e atividade física do usuário.

Banner_WWDC_iOS8-580px
Olha só, um banner do iOS 8 no Moscone Center!

Segundo Gurman alguns dos recursos que estavam inicialmente previstos para o iOS 8 podem acabar sendo adiados para o iOS 8.1, entre eles o Healthbook, já que a Apple pode preferir manter este recurso oculto até o lançamento de um iWatch, esperando para ainda este ano.

O que achamos? É certeza.

MacBook Air Retina

Faz algum tempo que há rumores de que a Apple planeja lançar um MacBook Air com tela Retina. A linha atual não inclui nenhum modelo com este recurso, mas segundo rumores a Apple trabalha em um modelo de alta resolução com tela de 12 polegadas, um meio termo entre os modelos de 11 e 13 polegadas.

RumoresWWDC14_AirRetina-500px

Antes do fim de Abril acreditávamos que este rumor era provável, mas não temos mais tanta certeza disso já que a Apple recentemente atualizou toda a família do MacBook Air. Isto não elimina completamente a possibilidade do anúncio de um modelo Retina, já que ele seria uma adição aos modelos atuais em vez de um substituto deles, mas faz com que repensemos a possibilidade.

O que achamos? É possível.

Novo MacBook Pro Retina

Na WWDC 2013 a Apple reduziu o número de modelos “não retina” do MacBook Pro para apenas um, e ele poderia ser eliminado neste ano e substituído por um novo modelo Retina, fechando completamente a linha. Não há indícios de que a Apple irá usar a WWDC 2014 para atualizar os modelos atuais, porque eles tem apenas seis meses de mercado.

O que achamos? Improvável.

Novo iMac

Parece que veremos novos iMacs durante a WWDC, de acordo com rumores que surgiram em 27 de Maio. Como notado pelo site Apple Insider, a estimativa de entrega para iMacs comprados nas lojas online da Apple nos EUA e Reino Unido mudou de 24 horas para “três a cinco dias”, o que pode ser um sinal de que um novo modelo está para chegar. 

Algumas revendas da Apple também estão relatando que os estoques dos iMacs estão baixos, o que dá mais credibilidade ao rumor. Além disso, referências a um novo modelo de iMac foram encontradas em uma versão para desenvolvedores do OS X 10.9.4, o que torna tudo ainda mais provável. 

Mas há um porém: os iMacs foram atualizados em Setembro passado, então seria cedo para substituí-los por novos modelos.

O que achamos? Talvez.

iWatch

Este é um dos rumores mais quentes entre os fãs da Apple, e com a estréia do iOS 8 prevista para a WWDC 2014 há muita especulação de que a Apple irá aproveitar a ocasião para mostrar também o iWatch. 

Mas se a Apple seguir a tradição, o iOS 8 estará em estágio beta, acessível apenas a desenvolvedores, entre junho e setembro. Portanto a empresa pode preferir não lançar o iWatch até lá, esperando pelo lançamento público do iOS 8.

O que achamos? Bastante improvável.

Uma nova Apple TV

Faz dois anos que desde que a Apple TV recebeu uma atualização “de verdade”, e francamente estamos ficando um pouco impacientes. Com rivais como a Google e Amazon lançando concorrentes bastante impressionantes, esperamos que a Apple tenha algo incrível na manga para a Apple TV.

RumoresWWDC14_AppleTV-580px

Código encontrado entre os arquivos do iOS 7.1.1 indica que a Siri poderá chegar à Apple TV, o que aponta para novo hardware, já que o modelo atual não tem um microfone. 

Mas segundo o site Re/code, a Apple não planeja usar a WWDC para anunciar nem o iWatch, nem a Apple TV

O que achamos? Talvez… (por favor, Apple!).

Um novo Mac mini

Os fãs do Mac mini estão esperando desde Outubro de 2012 por um novo modelo. Há rumores de que a Apple estaria planejando descontinuar a linha, mas achamos que a empresa não deve ignorá-la.

RumoresWWDC14_MacMini-580px

Há rumores de um novo Mac mini desde o final do ano passado, e o burburinho atual sugere que a apresentação de um novo modelo na WWDC 2014 é possível. Estamos com os dedos cruzados.

O que achamos? Talvez.

iPhone 6 e um "iPhablet"

Há muitos rumores de que a Apple estaria planejando lançar um novo iPhone em Junho, e um modelo com tela de 5.5 polegadas, ou “iPhablet”, no final de setembro. O iPhone 6 teria uma tela de 4.7 polegadas, em vez das 4 polegadas atuais do 5S, e quase nenhuma borda ao redor da tela, além de melhorias na câmera e no processador.

RumoresWWDC14_iPhone6-580px

O que achamos? Muito improvável.

iPad Air 2 / iPad 6 / iPad mini 3

O iPad Air foi anunciado em Outubro passado, o que torna a introdução de um novo modelo na semana que vem altamente improvável. O mesmo pode ser dito sobre o iPad Mini Retina. Entretanto, a Apple às vezes foge de seus ciclos de lançamento. Lembram do iPad 4?

O que achamos? Muito improvável.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail