Home > Notícias

O que esperar do iPhone 4.0

Quase cinco meses antes da chegada do sistema, comentamos recursos como multitarefa, novos toques e videochamadas, previstos para essa versão

PC World/EUA

12/03/2010 às 10h28

Foto:

No jornalismo sério, o rumor é matéria-prima para o início da apuração, não a notícia. Mas quando o assunto é Apple, essa lógica costuma ser alterada. Quase tudo sobre a empresa de Steve Jobs nasce como rumor, “fontes próximas” que contam coisas que, na grande maioria dos casos, se confirmam.

Publicações como New York Times e Financial Times também têm que se contentar com os rumores e fontes que nunca podem ser identificadas. Foi assim com as versões do iPhone e com o anúncio do iPad.

E o ciclo recomeça com iPhone 4.0, nova versão do sistema operacional para dispositivos móveis da Apple, ainda não disponível. Acredita-se que nesta edição, finalmente o smartphone ganhará um recurso verdadeiro de multitarefa (não apenas a capacidade de ouvir uma musica enquanto navega na Internet...).

Logicamente, a Apple não abre a boca sobre o caso, como sempre. Informações oficiais, só no lançamento do sistema, que deve acontecer até o mês de julho. Confira o que pode vir com a versão 4.0:

Multitarefa para aplicativos de terceiros
Um dos recursos mais pedidos no iPhone pelos usuários, a multitarefa é bem limitada atualmente no aparelho. Só poucos aplicativos da Apple conseguem rodam em segundo plano. Mas isso pode mudar.

Segundo fontes ouvidas pelo site AppleInsider, a versão 4.0 permitirá que programas criados por outros desenvolvedores tirem proveito desse recurso. Para o Gizmodo, essa função fará com que o sistema atue parecido com Expose no Mac OS X.

Com concorrentes como Nokia, Palm e celulares com Android fazendo isso há muito tempo, o upgrade faz sentido. Mas vale lembrar que isso consome bateria e que a multitarefa é algo comentado desde antes do lançamento da versão 3G...

iphonegeral300

iPhone 4.0: câmera de 5 MP e multitarefa estão na lista de desejos dos consumidores

Videochamada
Uma câmera de vídeo virada para o usuário no iPhone pode habilitar chamadas com vídeo, recurso já existente em concorrentes do celular da Apple há anos. Mas é certo que esse tipo de função ainda não é popular entre os usuários.

Além de terem surgido indícios no sistema de arquivos do iPhone 3.2 relacionados a videoconferência, a operadora O2, do Reino Unido, também deu pistas, ao alterar brevemente suas tarifas relativas ao iPhone e incluir preços para “chamadas de vídeo”. A empresa disse foi “apenas um erro”, mas o barulho já estava feito.

Mas há um problema aqui: nos Estados Unidos não deixa nem que o usuário faça tethering (use o celular como modem para Internet no computador), o que dirá de vídeo, que consome muita banda...

Câmera com 5 megapixels e flash
O iPhone 3GS trouxe uma melhor câmera (3,2 megapixels), contra 2 megapixels do 3G. Faz todo sentido a Apple melhorar mais uma vez esse item na nova versão, com um modelo de 5 megapixels. Já o flash ainda encontra resistência na Apple.

Mais gestos
Espera-se que novos comandos sejam inseridos nesta versão, como toques longos e toque triplo para a execução de novos comandos. Essa suspeita surgiu com desenvolvedores destrinchando o novo SDK (kit de desenvolvimento) do iPhone, que trouxe indícios de novos comandos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail