Home > Notícias

O que esperar do iPhone 5 e do novo iOS

Upgrade do sistema operacional móvel deve ter como alvo a computação em nuvem; tela de 4'', "estilo iPad 2" e tecnologia NFC estão bem cotados

PC World / EUA

28/03/2011 às 16h37

Foto:

Com a chegada do iPad 2 e seu sumiço repentino das prateleiras, os rumores agora se concentram na possibilidade de vermos um novo iPhone e um iOS 5, geração seguinte do sistema operacional da Apple. Enquanto o novo smartphone da empresa é esperado para o final do primeiro  semestre, informações do TechCrunch sugerem que há desenvolvimentos muito interessantes para iOS a caminho.

Duas "fontes confiáveis” disseram ao TechCrunch que a Apple deve quebrar o padrão da empresa de atrelar as novidades de software e hardware. Isso pode significar que, em vez de apresentar um novo iPhone este semestre, juntamente com um sistema operacional revigorado, uma remodelagem profunda no iOS pode ser mostrada separadamente em meados de setembro.

iOS: de mudança para a nuvem
Presumindo que as fontes do TechCrunch estejam corretas, quais são as possíveis novidades do iOS 5? Aparentemente, será “profundamente associado à nuvem”, com alguns novos serviços adicionados aos iPhones e iPads. Um deles seria um serviço de armazenamento de música que, basicamente, permitiria o acesso a todas as músicas do usuário (desde que tenham sido compradas pelo iTunes) sem fio, sem a necessidade de sincronizar com um computador (como acontece atualmente).

Outro destes possíveis serviços na nuvem seria um serviço de localização que permitiria aos usuários encontrarem amigos e familiares. Acima disso, é esperada uma nova versão do MobileMe, gratuita (hoje custa 99 dólares por ano), que deve dar a todos os donos de dispositivos iOS acesso sem custo a e-mail, calendários e serviços de armazenamento.

 

iphone5.jpg

iPhone 5: mais parecido com iPad?

iPhone 5
Com o iPad 2 como indicador, podemos esperar o novo processador A5 dual-core no smartphone, assim como um motor gráfico mais poderoso.  Os rumores se repetem também a respeito de esperarmos a parte traseira do celular feita de alumínio e as bordas mais finas e arredondadas, assim como aconteceu na segunda versão do tablet.

Há informações também a respeito de uma tela maior (4 polegadas) e tecnologia Near Field Communication (NFC), permitindo aos usuários fazer pagamentos através do iTunes simplesmente aproximando o smartphone do leitor NFC.

Agora que a Verizon também está vendendo iPhones, o iPhone 5 pode  chegar em um modelo único GSM/CDMA, facilitando (e barateando) a produção para somente um modelo de iPhone, que pode se adaptar a quase qualquer rede.

E você? Quais recursos você espera que a Apple apresente no iOS 5 e no iPhone 5? Deixe um comentário com suas expectativas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail