Home > Dicas

O que fazer quando a Mac App Store dá erro e cancela downloads

Problema afeta tanto o sistema Snow Leopard quanto o OS X Lion, versão mais recente do software; veja algumas soluções

Macworld/EUA

16/01/2012 às 18h43

Foto:

Quando você compra um aplicativo na Mac App Store, ele normalmente é baixado e é, em seguida, instalado, assim como esperado. Porém, as coisas nem sempre funcionam assim. Um erro tem aparecido para muitos usuários nos últimos tempos: “The product distribution file could not be verified. It may be damaged or was not signed” (algo como "o arquivo de distribuição do produto não pode ser verificado"). Quando essa mensagem aparece, o download do aplicativo não é concluído. 

O sintoma parece acontecer com mais frequência se o usuário estiver rodando Snow Leopard (OS X 10.6) do que no Lion (OS X 10.7), entretanto, ele foi reportado em ambas as versões. Uma solução em potencial é apagar o aplicativo da App Store e reinstalar a aplicação. Para fazer a reinstalação no Snow Leopard, baixe e execute um update combo (como o Mac OS X 10.6.8 Update Combo). Se você estiver utilizando o Lion, reinstalar o OS X através do Lion Recovery também dará conta do recado; executar o OS X Update 10.7.2 Client Combo é outra alternativa que pode funcionar. 

Para aqueles que preferem uma solução um pouco mais técnica, é possível evitar uma demorada reinstalação. Em vez disso, utilize o utilitário de Console para identificar a pasta, localizada em /var/folders directory, que está “falhando” - esse é o problema que parece causar o erro com a App Store. A pasta corrompida pode variar (com nomes como 3p ou q1), porém o correto é citado no log do Console. Uma vez que você detectar o local, apague-o. Uma nova pasta será criada automaticamente - isso funciona em ambas as versões do sistema operacional. 

O site TUAW comentou recentemente a respeito de outro erro envolvendo a Mac App Store. Nesse, a mensagem diz o seguinte: “We could not complete your App Store request. An unknown error occurred (100)”. Nesse caso, o problema está relacionaod à  ligação entre a aplicação da App Store e os Termos e Condições do iTunes mais recentes. É preciso concordar com esses termos antes que qualquer download possa ser efetuado.

A maneira certa de consertar isso varia - pode ser tão simples quanto iniciar o aplicativo e/ou o iTunes novamente ou reiniciar o Mac. Se isso funcionar, uma janela com os Termos e Condições deve aparecer na próxima tentativa de download. Depois de concordar com o documento, tudo deve voltar ao normal. Caso isso não ocorra, tente baixar um aplicativo no iTunes a partir do app para iOS. Fazendo isso, os Termos também devem surgir, e o problema deve desaparecer tanto na iTunes Store quanto na loja de aplicativos do Mac. 

macappstore01.jpg
Reinstalar versões do sistema operacional pode fazer a Mac App Store voltar a funcionar 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail