Home > Dicas

O que fazer quando o compartilhamento de arquivos não funciona

Bug no sistema Lion não permite transferência nativa de arquivos entre dois computadores; veja uma solução

Macworld/EUA

09/01/2012 às 15h53

Foto:

Em um de nossos testes, ao tentar conectar dois computadores através das funções de compartilhamento de arquivos do Lion, vimos que algo não funcionou como o esperado. Ao clicar no Mac que aparecia listado na seção Compartilhado, na barra lateral à esquerda e, em seguida, escolhendo Conectar Como, o procedimento normal seria inserir o nome de usuário e senha. No entanto, em vez de uma conexão, surge uma janela dizendo que ocorreu um erro.

A mensagem foi estranha por diversas razões. Em primeiro lugar, não havia outros usuários conectados a outro Mac e ainda era possível se conectar à outra máquina através do compartilhamento de tela - apenas a transferência de arquivos falhou. Esse problema nunca tinha ocorrido e, por fim, a segunda máquina conseguia se conectar à primeira - apenas o inverso não estava acontecendo, sendo que a versão do Lion em ambos os Macs era a mesma. 

Reiniciar o Mac não funcionou, então foi preciso procurar ajuda no fórum de suporte da Apple. A primeira recomendação era escolher, dentro das Preferências do Sistema (na máquina que iria enviar o arquivo), o item Compartilhamento, clicando em seguida em Compartilhamento de Arquivos. A partir daí, clicar no botão Opções e configurar as opções dessa maneira: desabilitar a caixa de AFP e marcar SMB (Windows). Por mais que pareça que isso não vá funcionar (já que  Windows não tem nada a ver com o compartilhamento), a conexão pode ser feita com sucesso. 

Uma outra sugestão parece cortar o problema direto na fonte. Vá em /Biblioteca/Preferences e abra o arquivo com.apple.AppleFileServer.plist - isso pode ser feito com o Property List Editor da Apple (uma ferramenta de desenvolvedor), ou através de outros programas. Uma vez com o arquivo aberto, localize as propriedades maxConnections e maxGuests; se os números máximos estiverem como zero (0), este é o problema e, para corrigi-lo, mude para dez (10). Note que talvez seja necessário modificar as permissões do arquivo antes do OS X permitir que o usuário salve as alterações. 

Vale lembrar que não é preciso seguir os dois procedimentos. Se você escolheu alterar o arquivo .plist, não é necessário mudar para a opção  Windows. 

 

compartilhamentoarquivosmac01.jpg

Desabilite a opção AFP e escolha o compartilhamento SMB

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail