Home > Dicas

O que fazer quando o iPod não monta no desktop

Reinstalar o iTunes nem sempre é a melhor resposta para o problema. Saiba o que fazer quando o iPod fica "teimoso" e não aparece no seu Mac.

Cristopher Breen/Macworld EUA

21/10/2008 às 15h37

Foto:

O iPod se recusa a montar no Mac. O que fazer? Esse é um problema que pode acontecer com qualquer iPod, como um nano de segunda geração que simplesmente se nega a aparecer no Finder (mesmo que outros iPods apareçam ali) do seu Mac, mas aparece em outros computadores. Reinstalar o iTunes nem sempre é a melhor resposta. Veja o que fazer:

1)    Crie uma nova conta. Essa é uma sugestão bizarra, mas que funciona. Um novo usuário com privilégios de Administrador de sistema deve audar a resolver isso. Alterne entre contas e veja o que acontece – se não ocorrer problema na conta nova, mas somente na sua, isso indica onde o problema pode estar (e também permite restaurar o iPod nesse Mac específico).

2)   Apague o iTunes. Quando verificar que a nova conta é funcional, volte à conta original e mate o iTunes (antes disso, preserve sua pasta iTunes Music intacta (encontrada em ~Música | iTunes
| iTunes Musi. Esse é o local padrão onde o Mac armazena sua música e
vídeos). Não apenas removendo o aplicativo, mas também caçando e apagando todos os arquivos de suporte também. A Apple tem um documento que explica como fazer isso passo a passo (as instruções valem para o iTunes 7, mas se aplicam igualmente, na maioria dos casos, ao iTunes 8. Por “na maioria dos casos”, se você não enxergar o iTunes Helper no seu Mac, não me xingue. Remova os demais arquivos mencionados no iTunes).

3)    Uma vez com o iTunes longe do sistema, reinicie o Mac e instale o iTunes do zero.

4)    Se nada der certo, você pode forçar uma restauração no iPod, no Disk Mode. Para fazer isso, pressione o botão Central e Menu para forçar o iPod a reinicializar. Logo que desligar, pressione Central e Play/Pause. Em poucos instantes você verá a mensagem de Disk Mode no topo da tela. Com sorte, seu iPod vai aparecer na lista do iTunes e você poderá selecioná-lo e restaurar seu sistema.

5)    Formate o iPod em um PC. Soa  maluco, mas já vimos iPods incompreendidos voltarem à vida ao serem restaurados em um PC com Windows e depois restaurados novamentes no iTunes do Mac.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail