Home > Dicas

O que fazer quando o PC desliga sozinho durante o boot

Falhas podem ser causadas por problemas na ventilação ou na fonte de energia. Saiba como identificar a causa e resolvê-la.

Lincoln Spector, PC World/EUA

16/12/2009 às 17h58

boot-pc-150.jpg
Foto:

boot-pc-150.jpgUm computador que durante a inicialização sofre uma falha e desliga, provavelmente está com a CPU superaquecida ou com algum problema na fonte de alimentação. E é justamente por aí que o usuário deve começar a avaliação. 

Não porque esse seja o real o principal motivo da falha - pode até ser -  mas por ser o item  mais fácil de diagnosticar e resolver. Pode ser mau contato do plugue na tomada ou mesmo a conexão entre a fonte e os demais componentes do PC, e isto é muito simples de solucionar.

Se possível, tente ligar o PC em outro ponto da rede elétrica. No caso de destkops, substitua o cabo de alimentação - ele pode ter se rompido na parte interna e estar causando o problema intermitente. Se a falha for em um notebook, remova a bateria e teste com a máquina ligada direto com o adaptador AC.

Caso o problema desaparaça após as medidas acima, então você conseguiu isolar a falha e basta substituir o item problemático (cabo de alimentação, plugue, fonte, bateria ou mesmo uma tomada com defeito).

Leia também:
> Como obter acesso remoto a um PC usando as ferramentas do Windows
> Atualize o hardware do PC e melhore o desempenho dele em até 30%
> Como identificar e eliminar os causadores de lentidão no computador
> Como fazer o PC dar boot mais rapidamente
> O que fazer quando seu computador se recusa a ligar?

Agora, se nenhumas dessas ações fez com que o computador funcionasse corretamente, então é o momento de verificar mais a fundo a falha.

Ventilação inadequada pode superaquecer a CPU e causar o desligamento do computador antes mesmo de completar o boot. Se acha isso ruim, agradeça; caso contrário, o componente poderia queimar e o prejuízo seria ainda maior. Afinal, a CPU custa muitas vezes mais do que uma ventoinha nova.

Verifique se todos os ventiladores do seu PC estão girando corretamente. A checagem disso em um desktop é mais simples: basta abrir o PC e observar como as ventoinhas se comportam durante o boot.

Tal avaliação em um notebook é mais difícil, pois não há como abrir a máquina e ligá-la ao mesmo tempo; mas um ouvido atento irá dizer se o ventilador girando ou não.

Verifique também se a aberturas existentes no gabinete do desktop ou na carcaça do notebook e os ventiladores (no desktop) estão limpos. Excesso de poeira pode bloquear ou atrapalhar o funcionamento. Há um bom aplicativo chamado SpeedFan, que monitora esses componentes ajuda, mas se a máquina não estiver ligando, de nada adianta.

Em caso de excesso de poeira, será necessário limpá-las para garantir o funcionamento normal dos componentes de ventilação.

micro_sujo.jpg

Depois do boot
Mas se a falha acontecer enquanto o Windows estiver sendo carregado, então o problema pode ser com o sistema operacional.

Procure iniciar usando o PC no Modo de Segurança: ligue o computador e pressione F8 antes do logo do Windows aparecer. No menu de Boot, selecione Modo de Segurança. Se conseguir ligar a máquina assim, então o problema é mesmo o sistema.

Se não conseguir acessar o Modo de Segurança, então tente ligar o computador a partir de outra coisa que não o disco rígido. Se tiver um CD ou DVD bootável (um disco de instalação do Windows, por exemplo) tente iniciar a partir dele.

Caso não tenha um CD de instalação, tente com o Puppy Linux. Esse sistema inicia-se rapidamente a partir de um CD e permite que você acesse seus arquivos no disco rígido. O Puppy deve ser baixado como um arquivo  de imagem .iso; dê um duplo clique e seu programa gravador multimídia irá iniciar. Se isso não ocorrer, baixe e instale o ISO Recorder.

Se tudo isso não funcionar, então tente substituir a fonte de alimentação. Esse componente para desktops não costuma custar caro, são relativamente fáceis de trocar, embora seja aconselhável chamar um profissional, caso não saiba como fazer. No caso de um notebook, tente substituir o adaptador AC. Você precisará de um específico para o modelo da sua máquina.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail